Política Titulo Opinião
Metrô ganha apoio das câmaras da região

Presidentes das casas acreditam que modelo é o mais viável para atender a demanda por transporte

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
01/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


 Presidentes de quatro câmaras da região reforçaram o coro pela escolha do Metrô ante ao BRT (sigla em inglês para sistema de transporte rápido por ônibus) como alternativa para ligar o Grande ABC à Capital. Em consenso, os vereadores Pedrinho Botaro (PSDB), de Santo André, Pio Mielo (MDB), de São Caetano, Ramon Ramos (PDT), de São Bernardo, e Pretinho do Água Santa (DEM), de Diadema, acreditam que o projeto original da Linha 18-Bronze do Metrô (Tamanduateí-Djalma Dutra) é o mais eficiente e que atenderia de forma definitiva a necessidade da região.

Mais do que apoiar, os dirigentes dos legislativos prometem pressionar o governador João Doria (PSDB) para que ele opte pelo Metrô em decisão que será anunciada em junho.Em solo andreense, Pedrinho Botaro colheu assinaturas em requerimento aconselhando a escolha pelo Metrô. “Protocolei requerimento de apelo para que o projeto original seja mantido. Votamos essa moção de apelo e vamos encaminhar ao governador. Espero que possa contribuir na análise que está sendo feita. Além da agilidade, o Metrô geraria empregos”, comentou, ressaltando dados do relatório elaborado pelo Consórcio Vem ABC, responsável pela implantação do monotrilho da Linha 18, que estima a abertura de 12,5 mil postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos na região.

Em São Caetano, Pio Mielo elogiou a disposição do Diário em “comprar a briga pelo Metrô” e diz que a Câmara está de portas abertas para contribuir. “Tradicionalmente, nossos moradores usam o transporte público para ir trabalhar em São Paulo e a expectativa é que a cidade tenha cinco ou seis pontos de acesso. Facilitaria, além de valorizar a região. É uma ideia que tem meu apoio e da Câmara de São Caetano”, ratificou o dirigente, que está otimista. “Por mais que o projeto já tenha passado por outros governadores tucanos, vejo o Doria com olhar mais incisivo para a região, assim como foi no caso das enchentes, com atuação rápida e chamando a responsabilidade”, destacou.

Chefe do Legislativo de São Bernardo, Ramon é outro favorável ao Metrô e chamou atenção aos problemas do BRT. “Temos vários exemplos que comprovam que o BRT não é eficiente, além do gasto de manutenção maior. São Paulo já está acostumado ao Metrô, que é seguro, ágil e está consolidado. Vamos incentivar os vereadores, cada um na sua base, a pressionar o governador pela escolha do Metrô”, prometeu.

Pretinho também defendeu o Metrô e torce para que Diadema possa ser contemplada. “O ideal seria mesmo poder contar com o Metrô. Sabemos que essa Linha 18 deve ter 15,7 quilômetros de extensão, passando por São Bernardo, Santo André e São Caetano, até a Capital. O ideal seria Diadema também ser contemplada com uma estação. Acho que esse impasse é prejudicial à população, sobretudo a mais carente, que necessita do transporte público”, constatou.

A Linha 18 foi anunciada em 2014 por meio de PPP (Parceria Público-Privada). O projeto prevê monotrilho com 13 estações saindo de Tamanduateí, em São Paulo, até o Centro de São Bernardo (parada Djalma Dutra), passando por São Caetano e Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;