Economia Titulo
Projeto propõe substituir TR por INPC como índice de reajuste
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
03/10/2007 | 07:03
Compartilhar notícia


Substituição da TR pelo INPC como índice de atualização monetária do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e repasse de 50% dos lucros com financimento de imóveis, infra-estrutura e saneamento aos trabalhadores, são dois pontos de um Projeto de Lei que será encaminhado à Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, hoje à tarde.

O projeto foi elaborado pela UGT (União Geral dos Trabalhadores) em conjunto com a ONG (Organização Não-governamental) Instituto FGTS Fácil com o intuito de tornar o Fundo mais rentável.

Segundo o presidente da UGT, Ricardo Patah, é importante mudar o índice de reajuste para que o trabalhador não saia perdendo quando sacar o FGTS.

“Não podemos aceitar que o dinheiro do trabalhador valha menos do que o da sociedade”, disse Patah.

Atualmente, o índice de atualização monetária é de 3% ao ano mais TR. A idéia é substituir pelo INPC do IBGE. “Entendemos que isso seja suficiente para evitar mais perdas”.

Com a economia estável, inflação controlada e juros em queda, a implantação do INPC pode não apresentar impacto no rendimento do FGTS. No entanto, num ambiente de alta inflacionária, o novo índice poderia garantir maior proteção ao dinheiro aplicado.

Quanto ao repasse de 50% do lucro obtido com o financiamento de imóveis, a idéia é depositar na conta do FGTS do trabalhador para que ele seja beneficiado quando sacar o dinheiro.

A CEF (Caixa Econômica Federal) gestora do FGTS, disse, por meio de sua assessoria, que não comenta projetos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;