Setecidades Titulo Ensino Superior
Curso de medicina da USCS é reconhecido por conselho estadual

Órgão deu aval à manutenção da graduação no campus S.Caetano pelo período de três anos; primeira turma teve início em 2014

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
08/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 O CEE (Conselho Estadual de Educação) emitiu deliberação plenária que reconhece, por unanimidade, a graduação em medicina ofertada pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) no campus Centro da cidade. A decisão, publicada ontem no Diário Oficial do Estado, além de aprovar o projeto acadêmico e a infraestrutura oferecida aos estudantes do curso, garante, ainda, pelo prazo de três anos – o máximo permitido pelo órgão –, a continuidade das atividades da curso na instituição de ensino superior.

O reconhecimento da graduação ocorre após comissão de especialistas do Conselho Estadual de Educação de São Paulo ter verificado in loco, ao longo dos últimos meses, se todos os passos propostos no projeto pedagógico da USCS para o curso de medicina estão sendo efetivamente cumpridos.

O processo, conforme a legislação vigente, é etapa obrigatória para garantir a qualidade do ensino ofertado. Para isso, é necessário que o curso esteja em andamento, com a primeira turma prestes a se formar, como é o caso do atual curso de medicina da instituição de ensino, implantado em 2014.

No caso de instituições estaduais e municipais, o reconhecimento é concedido pelos conselhos de educação, enquanto no caso de universidades federais e privadas a responsabilidade fica a cargo do MEC (Ministério da Educação).

No relatório da comissão de especialistas do CEE, o curso de medicina da USCS foi reconhecido sem nenhuma ressalva, ou seja, sem apontamentos de melhorias. No documento, o conselho, inclusive, faz elogios à infraestrutura da instituição descrita no relatório como uma das mais completas e adequadas do Estado. “Os conselheiros fizeram elogios, por exemplo, a boa integração de alunos e funcionários da rede municipal de Saúde de São Caetano, onde estudantes atuam diretamente em prol da comunidade local”, explica o reitor da USCS, Marcos Sidnei Bassi.

Atualmente, 660 alunos, divididos em 11 turmas, cursam medicina no campus Centro da universidade em São Caetano. São 60 alunos por sala. “Esse reconhecimento, além de confirmar a tradição da USCS, é um sinalizador da qualidade e da seriedade do trabalho desempenhado pela instituição”, ressalta o reitor ao lembrar que o campus Bela Vista, na Capital, onde também há turmas de medicina, passará pelo processo de reconhecimento no próximo ano.

Gestor do curso no campus São Caetano, João Carlos da Silva Bizario pondera que a USCS é a primeira instituição municipal do Estado a ter seu curso avalizado pelo conselho. “É um indicador que nos coloca como pioneiros na integração de alunos com a rede de saúde da cidade, que vai ao encontro do desejo do governo federal de que esses futuros profissionais permaneçam na região para atuar após conclusão do curso.”

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;