Memória Titulo
Os primeiros contos do Bueno Lima

A história que vou contar é verídica...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
03/10/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


"A história que vou contar é verídica. Aconteceu em Santo André, e como os personagens são bem conhecidos, não citarei seus nomes, apenas os apelidos. Bobagem, todo mundo saberá quem são. Como não há ofensa a quem quer que seja, não vejo qualquer obstáculo em contar o caso".

Esta é a abertura do conto Bem Vestido!, do novo livro - o terceiro - do advogado e literato José Bueno Lima. Os apelidos utilizados pelo cronista: Ligão, Campana e Patola. Claro, não vamos destrinchar a crônica, para não tirar a graça. Mas, recomendamos, comprem o livro e viajem muito pela nossa história, dentro e fora de Santo André.

Outro exemplo: o conto do canivete, que começa em Tietê (SP), percorre uma cidade não identificada, alcança Foz do Iguaçu (PR) e termina, com uma bela surpresa, em Santo André.

Neste livro, José Bueno Lima publica crônicas e, também, contos, inaugurando o novo gênero literário na sua caminhada. Como nos livros anteriores, muitos personagens conhecidos são citados, entre os quais o Dr. Celso Gama e o Oberdan Catani - o goleiro do Palestra/Palmeiras que foi vizinho do José Bueno Lima e hoje reside no bairro da Pompéia.

O primeiro conto do novo livro - A Saga de João - traz personagens históricos, de João Ramalho a Martim Afonso de Souza. E com seu jeito fácil de escrever, Bueno Lima trata com a mesma familiaridade - e respeito - as gentes do quinhentismo e o Silvio Ribeirão, que por sinal traz a passagem de fazer morrer de rir de um delegado de São Bernardo.

Confiram Crônicas e Contos de um Saudosista. Um livro para ter e presentear, com textos de apresentação do professor Pedro Cia, Euclydes Rocco Jr (o Tidinho) e o prefácio do educador Clóvis Roberto dos Santos. Capa: Mario Sergio Lenhaoli; diagramação: Bruno Cardoso; editora: Bartira. Contatos com o autor: 9-9995-0909; e-mail jblima@gmail.com . Com certeza, mais uma obra para a biblioteca do Dr. Scarpelli.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 3 de outubro de 1982 - Nº 5.022
Manchete - Atentado no centro de Teerã mata 60 e fere 700
Eleições 2012 - "Governar sem revanchismos, mas fazendo eco às aspirações do povo" (Franco Montoro, senador, candidato a governador de São Paulo pelo PMDB).
História Política - Comunistas na Prefeitura de Santo André. Era o ano de 1948 e ninguém tomou posse. Jornalista Carlos Alberto Balista entrevista Miguel Guillen, com 50 anos de militância sindical e política.
Editorial - Por que os Cacarecos são votados
Esportes - Marketing. Qual o futuro do futebol sem essa palavra mágica. Artigo de Daniel Lima, editor de Esportes.
Polícia - Incêndio destrói o Bazar e Papelaria Estrela, na Avenida Barão de Mauá, 187.

EM 3 DE OUTUBRO DE... 
1972 - Professor Esmeraldo Graciotto empossado diretor de Expansão Cultural de São Bernardo, hoje seria secretário de Educação e Cultura.
- Temporal deixa mais de 500 desabrigados em São Bernardo e Diadema.

HOJE
Dia do Cirurgião-Dentista Latino Americano. Dia do Petróleo.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
Hoje é o aniversário de Rubinéia e Magda.

Cantinho de Chiozza
(Dos livros que Adalberto Guazzelli trouxe da Toscana)
Por gerações, e em alguns casos até hoje, os italianos do Grande ABC e de outras regiões - como a sulina brasileira - preservaram entre nós o dialeto de várias partes da Itália.
O dialeto chiozzino é rico e ganha um dos capítulos mais saborosos do livro Chiozza si Racconta, ontem apresentado: "In Italia esiste um variegato tessuto linguistico, anche prendendo in considerazione aree geografiche ristrette".
Num pequeno dicionário que ilustra o artigo, os autores focalizam termos da língua itálica e o seu formato em Chiozza, este pequeno mas fascinante bairro da comunidade montanhosa da Garfagnana. Continua.

Trabalhadores
Os metalúrgicos de Santo André rumo ao octogésimo aniversário do Sindicato: 1933-2013
Luiz Carlos Prestes (ao centro) visita o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André: à direita, Marcos Andreotti

SANTOS DO DIA
Bvs. André de Soveral, Ambrósio, Francisco Ferro e companheiros; Francisco de Borja, Geraldo de Brogne e Maria Josefa.
Fontes - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br .Ilustração - Imagem de São Caetano. Século 19. Barro cozido policromado e olhos de vidro. Imagem procedente de uma capela em Jacareí (SP).
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Domingos Eugenio Gussonato, 68. Natural de Santa Adélia (SP). Dia 1º, em São Bernardo. Cemitério Curuçá. 

SÃO BERNARDO
Joana Antonia da Conceição, 91. Natural de Correntes (PE). Dia 1º. Cemitério São Pedro, em Vila Alpina. Odete Daniel Barbosa, 85. Natural de Chavantes (SP). Dia 28. Cemitério de Botucatu.
Expedito Pereira, 82. Natural de Umari (CE). Dia 28. Jardim da Colina.
Maria Rodrigues da Silva, 74. Natural de Itaberaba (BA). Dia 29. Jardim da Colina.
Terezinha Vilela, 71. Natural de Minas Gerais. Dia 1º. Cemitério dos Casa.
Sumio Oiwa, 69. Natural de Pereira Barreto (SP). Dia 30. Jardim da Colina.
José Alberto Moreira, 62. Natural de Ilhéus (BA). Dia 30. Jardim da Colina.

SÃO CAETANO
(Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica)
Alexandrina Rondelli Nai, 81. Natural de São Paulo (SP). Dia 26.
Cynira Bandeira Sufuente, 80. Natural de Piracicaba (SP). Dia 27.
Vera Lúcia de Castro, 72. Natural de São José do Rio Preto (SP). Dia 24.
Maria Rosa Barboza, 70. Natural de Santa Rosa de Viterbo (SP). Dia 24.
Osvaldo Antonio Mosca, 65. Natural de São Paulo (SP). Dia 24.
José Mercews Ramos da Rocha, 45. Natural de São Francisco (MG). Dia 24. 

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;