Com os próximos feriados, muitos brasileiros estão planejando viajar para aproveitar momentos de lazer e descanso. Para quem for com o carro, a manutenção preventiva dos pneus é fundamental para garantir a segurança de motoristas e passageiros nas estradas. Além de estarem calibrados e em bom estado, o rodízio dos pneus é um procedimento recomendado por diversas fabricantes, como a Bridgestone.
Segundo a empresa, essa é uma das principais medidas para prolongar a vida útil dos compostos. O procedimento permite que o desgaste deste item ocorra de maneira estável, equilibrando o desempenho em termos de dirigibilidade e frenagem.
O rodízio consiste na troca de posição entre os pneumáticos conforme o seu modelo (radial ou diagonal), tipo (simétrico, assimétrico ou unidirecional) e tração (dianteira, traseira ou tração nas quatro rodas). Além disso, é recomendável que cada composto passe por todas as posições de montagem para equilibrar os desgastes, incluindo o estepe.
O ideal é fazer o rodízio periodicamente, de acordo com o manual do veículo. Na falta deste, o rodízio pode ser feito a cada oito mil quilômetros para pneus radiais, e a cada cinco mil para os diagonais.
“Sempre que o rodízio for realizado, é necessário alinhar e balancear as rodas, verificar e ajustar a pressão (utilizando o valor indicado pelo fabricante do veículo de acordo com a carga transportada), checar as condições das rodas e das válvulas de ar”, lembra José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone.
“Caso o motorista não efetue o rodízio, o desgaste dos pneus se processará de maneira desigual já que normalmente os pneus dianteiros se desgastam mais rapidamente que os traseiros. Com isso, o desempenho dos pneus em termos de dirigibilidade e frenagem é afetado, já que o comportamento dinâmico dos pneus nos dois eixos não será mais uniforme”, finaliza Quadrelli.
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