De olho no transito Titulo
Motorista idoso

Do ponto de vista sociocultural, político e econômico, uma pessoa é considerada idosa aos 65 anos nos países desenvolvidos

Cristina Baddini
15/10/2010 | 00:00
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Do ponto de vista sociocultural, político e econômico, uma pessoa é considerada idosa aos 65 anos nos países desenvolvidos, e aos 60 anos nos países em desenvolvimento. O aumento da população idosa e a melhoria da qualidade de vida desse segmento estão fazendo com que essas pessoas passem a adotar estilo de vida mais ativo, inclusive dirigindo carros, caminhões e motocicletas, tanto homens quanto mulheres.

Em geral o motorista idoso é considerado educado e cuidadoso, sendo um observador atento às leis de trânsito. Neste momento de maturidade e plenitude do indivíduo, quando está com a vida mais firme e carreira encaminhada, ele assume riscos e velocidades menores, além de dirigir menos à noite e quase nunca fazer ultrapassagens arriscadas.

Inaptidão para dirigir
Considerando que hoje a independência de vários motoristas idosos depende de sua capacidade de dirigir, é fácil concluir que a inaptidão da habilitação representa para o idoso a mais dolorosa de suas perdas provocadas pelo processo natural do envelhecimento, pois o ato de dirigir exige interação entre estímulos e respostas rápidas, diante das modificações que ocorrem no trânsito no momento em que se está conduzindo um veículo.

As alterações relacionadas à idade que mais afetam a capacidade do idoso, seja na condição de motorista são: prejuízos cognitivos, diminuição da velocidade psicomotora, mudanças sensório-perceptivas, doenças crônicas e o uso constante de medicamentos.
Estudos definem a classificação dos idosos da seguinte forma:

- Jovem Idoso está situado na faixa etária entre 60 e 74 anos;
- Idoso na faixa etária compreendida entre 75 e 84 anos;
- Idoso na faixa etária acima de 85 anos.

Consulte o médico
Embora o clínico não determine se uma pessoa tem capacidade para dirigir ou não, ele frequentemente fornece aconselhamento com relação a dirigir para pacientes individuais. Para dar um conselho, claro, os médicos devem considerar as condições clínicas do paciente que ameaçam a segurança, os seus padrões de dirigir e a sua necessidade em dirigir.

O grande problema que os motoristas de terceira idade enfrentam no trânsito é que sua recuperação é demorada, quando enfrentam um acidente. Para um mesmo tipo de acidente, estudos demonstram que o tempo médio de internamento de um jovem é de aproximadamente cinco dias enquanto que o idoso ultrapassa duas semanas.

Dificuldades
Devido à restrição de suas capacitações e os reflexos naturalmente comprometidos pela idade, certas dificuldades foram detectadas em motoristas idosos em pesquisas realizadas:

1 - Manobrar à esquerda, atravessando um tráfego;
2 - Adentrar em um via de alta velocidade;
3 - Trocar de faixa em uma pista congestionada;
4 - Transpor cruzamentos com alto volume de tráfego;
5 - Parar rapidamente em uma pista de tráfego.

Preconceito
Muitos idosos ainda sofrem com a imagem cultural negativa que a sociedade tem da velhice. O desrespeito às vagas reservadas aos idosos nos estacionamentos é exemplo disso. Precisamos ver o envelhecimento numa perspectiva de desenvolvimento, parte de toda uma vida.

As administrações públicas também devem fazer campanhas educativas que podem ajudar com informações, esclarecimento, conscientização e mudanças de atitudes no trânsito, além de orientação aos trabalhadores de transportes públicos para que respeitem os direitos dos usuários idosos e deem a atenção devida que eles precisam.

Todos, um dia (os que viverem) serão idosos!




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