Internacional Titulo
FDA adverte sobre efeitos colaterais do medicamento Avonex
Da AFP
17/03/2005 | 00:09
Compartilhar notícia


O grupo farmacêutico americano Biogen Idec e a FDA (agência americana que regulamenta o setor de remédios e alimentos) divulgaram nesta quarta-feira um alerta sobre os riscos de efeitos colaterais graves para o fígado do medicamento Avonex, usado no tratamento da esclerose em placas.

"Em alguns casos, estes efeitos podem acontecer em combinação com outros medicamentos ligados às lesões hepáticas", afirmam FDA e Biogen em um comunicado conjunto. Em fevereiro, foram registrados dois casos de infecção fatal rara do sistema nervoso central em pacientes que teriam recebido injeções do tratamento complementar Tysabri, junto com o Avonex, durante dois anos.

Em contrapartida, nenhuma reação do fígado foi observada nos pacientes que tomaram apenas o Tysabri, também produzido pelo Biogen, em colaboração com a firma britânica Elan Corp.

Todos os remédios da categoria dos beta-interferons provocaram efeitos colaterais no fígado, segundo o Biogen, ressaltando que estes dois incidentes não são específicos do Avonex.

Os beta-interferons bloqueiam os leucócitos do sistema imunológico para que eles não ataquem a membrana protetora das fibras nervosas.

Em todo o mundo, mais de um milhão de pessoas sofrem de esclerose em placas, uma doença do sistema imunológico que pode afetar a visão, causar perda de memória, tremores e um enfraquecimento cerebral de um modo geral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;