Política Titulo
BID e Japao patrocinam estudo sobre reforma no Brasil
Do Diário do Grande ABC
12/06/2000 | 14:19
Compartilhar notícia


O Banco Interamericano de Desenvolvimento(BID) e o governo japonês estao patrocinando estudos para a reforma do sistema previdenciário brasileiro. Um dos primeiros resultados do convênio entre o Ministério da Previdência e Assistência Social e o BID foi a ediçao do livro "Novas Fronteiras de Investimento das Entidades Fechadas de Previdência Privada".

O livro de Flávio Marcílio Rabelo, professor adjunto da Fundaçao Getúlio Vargas (Eaesp-FGV), trata de investimentos alternativos para as fundaçoes em projetos de financiamento em infra-estrutura, em empresas de capital fechado e empresas emergentes, além da securitizaçao (transformaçao em títulos) de recebíveis imobiliários.

Dados do Banco Central da carteira consolidada dos fundos de pensao no período de 1997/1999 mostram que os investimentos têm sido conservadores: 25% em fundos de renda fixa; 25% em açoes; 11% em fundos de renda variável; 10% em imóveis; 7% em depósitos a prazo; 6% em títulos públicos; 4% em financiamentos imobiliários e 12% em outros.

Segundo Kliass, o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento têm demonstrado interesse em financiar projetos de pesquisa para a reforma previdenciária brasileira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;