Política Titulo
Tucanos apostam na liderança de Covas
Por Do Diário do Grande ABC
16/01/1999 | 14:52
Compartilhar notícia


Se as dificuldades dos Estados limitarem mesmo a atuaçao política dos seus chefes, o governador de Sao Paulo, Mário Covas (PSDB), já é uma exceçao anunciada. Reeleito no segundo cargo mais cobiçado do País e provável candidato à sucessao presidencial, Covas também é a maior aposta no entendimento entre governo e oposiçao. Por isso, ao contrário do primeiro mandato, o governador paulista deixará um pouco a administraçao estadual para se dedicar à política nacional.

"Isso ficou claro já no discurso de posse", afirma o líder do governo na Câmara, Arnaldo Madeira (PSDB), um dos políticos mais próximos de Covas. "O governador é uma referência nacional e terá um papel relevante em qualquer grande questao política", prevê o líder tucano. Segundo ele, no primeiro mandato, os problemas de Sao Paulo eram tao grandes que Covas teve de se concentrar na administraçao estadual. "Agora, com o Estado em uma situaçao melhor, ele vai acabar exercendo uma liderança nacional".

Na avaliaçao de alguns assessores, isso deve se refletir na montagem do secretariado. O vice-governador Geraldo Alckmin ficaria como um gerente da administraçao e os secretários teriam um perfil de executivos. Para o deputado José Aníbal (PSDB), outro político próximo de Covas, as coisas nao sao excludentes. "O governador continuará cuidando do Estado, mas terá uma presença mais constante em Brasília", diz Aníbal.

Na sua avaliaçao, Covas hoje é um dos maiores líderes políticos do País e será indispensável nas grandes discussoes nacionais. "Agora é outro governo e outra situaçao, que exige a liderança nacional de Mário Covas", analisa. A administraçao estadual, na sua visao, nao será um problema maior. "Nesses quatro anos, Covas teve de conduzir o aviao de olho na janela", compara Aníbal. "Agora, ele pode pilotar por instrumentos".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;