Internacional Titulo
Principal testemunha do caso Litvinenko está disposta a depor
Por Da AFP
11/12/2006 | 10:32
Compartilhar notícia


O russo Andrei Lugovoi, testemunha chave no caso do assassinato do ex-espião Alexander Litvinenko, reiterou nesta segunda-feira que não vê impedimentos para conversar com os investigadores britânicos em Moscou.

"Me sinto bem. Os médicos não se opõem a que me reúna com os investigadores", declarou Lugovoi à agência Itar-Tass, segundo a qual o encontro deve acontecer na tarde desta segunda-feira.

"Fizeram exames esta manhã e os médicos confirmaram que não existem obstáculos para mim nem para meu companheiro Dmitri Kovtun", acrescentou.

Desde quarta-feira, Lugovoi manifesta diariamente o desejo de prestar depoimento aos investigadores britânicos, mas, por motivos que se ignoram, o encontro não aconteceu até o momento.

Lugovoi e Kovtun se reuniram com Litvinenko em Londres no dia 1º de novembro, um pouco antes do ex-espião começar a sentir os primeiros sintomas do envenenamento com polônio 210, uma substância altamente radioativa.

Segundo a procuradoria russa, Kovtun, interrogado pela Scotland Yard em Moscou na terça-feira e quarta-feira passadas, também sofre de contaminação radioativa.

Kovtun é investigado na Alemanha por "importação ilegal e mau uso de produtos radioativos", depois da descoberta de rastros de polônio 210 em vários locais deste país pelos quais, aparentemente, passou o empresário antes de viajar a Londres para reunir-se com Litvinenko.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;