Economia Titulo Previdência
Brasileiro vai se aposentar mais tarde

Para garantir mesmo valor de benefício, será
preciso trabalhar por cerca de dois meses a mais

Por Caio Prates
Do Portal Previdência Total
03/12/2016 | 07:22
Compartilhar notícia
Divulgação


O brasileiro que pretende se aposentar com o benefício integral terá que permanecer por mais tempo no mercado de trabalho. Apesar de a reforma da Previdência Social ainda não ter sido discutida no Legislativo, o aumento da expectativa de vida indica que, para evitar desconto maior no valor da aposentadoria por tempo de contribuição, o empregado terá que passar mais tempo em atividade, cerca de dois meses adicionais.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2015 a esperança de vida ao nascer no País era de 75 anos, cinco meses e 26 dias. O levantamento revelou aumento de três meses e 14 dias em relação à expectativa aos nascidos em 2014.

As projeções do IBGE mostram que a expectativa de vida ao nascer cresce a cada ano. De 2014 para 2015 subiu de 75,2 anos para 75,5 anos de idade. Para a população masculina, passou de 71,6 anos para 71,9 anos; para as mulheres, de 78,8 anos para 79,1 anos.

E essa estatística reflete diretamente na aposentadoria do trabalhador brasileiro que contribui para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Isso porque os dados das Tábuas Completas de Mortalidade do Brasil do IBGE são usados pela Previdência como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário no cálculo das aposentadorias.

Os especialistas reforçam que o aumento da esperança de vida afeta o bolso dos trabalhadores brasileiros. Quando a expectativa aumenta, maior é o desconto do fator, e menor é o valor do benefício.

De acordo com os novos dados do IBGE, os homens entre 50 e 59 anos de idade precisarão trabalhar 62 dias a mais para ter o mesmo valor de aposentadoria, na comparação com um benefício solicitado até o mês passado. Para mulheres de 45 a 54 anos, o período aumentou em 73 dias, segundo a Conde Consultoria Atuarial. O novo cálculo aumenta em 0,64% o desconto na média salarial dos segurados que pedirem aposentadoria a partir dos 50 anos de idade.

O QUE É? - O professor e autor de obras de Direito Previdenciário Wladimir Novaes Martines explica que o fator previdenciário é um número apurado com base na idade, no tempo de contribuição e na expectativa de vida do trabalhador no momento do cálculo da mensalidade do benefício. “Ele restabelece uma correlatividade individual numérica e direta (sem solidariedade social) entre as contribuições mensais vertidas pelo segurado, desde julho de 1994 até a data do requerimento da aposentadoria por tempo de contribuição, e o valor da renda mensal inicial do benefício”, pontua.

Martinez reforça que o segurado do INSS que contribuiu por mais tempo e tem mais idade terá um benefício maior do que quem pagou menos tempo ou é mais jovem. “Trata-se de um raciocínio matemático que é lógico, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Vale dizer, em palavras ainda mais simples: o governo federal não deseja que os segurados se aposentem mais cedo, pois custa mais caro”, observa.

O advogado João Badari, especialista em Direito Previdenciário e sócio do Aith, Badari e Luchin Advogados, ressalta que o fator é utilizado somente no cálculo do valor da aposentadoria por tempo de contribuição. “Na aposentadoria por invalidez não há utilização do fator e, na aposentadoria por idade, a fórmula é utilizada opcionalmente, apenas quando contribui para aumentar o valor do benefício”.

Pelas regras da aposentadoria por tempo de contribuição, se o fator for menor do que 1, haverá redução no valor do benefício. Se for maior que 1, haverá acréscimo, e se for igual a 1, não há alteração.
Badari alerta que em alguns casos a incidência do fator previdenciário chega a refletir em desconto de 30% a 40% no valor final do benefício do INSS. Ele também destaca que, apesar de o novo fator já estar em vigor, os benefícios concedidos pelo INSS até o dia 30 de novembro não devem sofrer qualquer alteração. “O novo cálculo vale apenas para aqueles que deram entrada no pedido da aposentadoria a partir do dia 1º, qualquer erro ou desconto superior ao calculado pode ser discutido administrativamente na autarquia previdenciária e na Justiça”, diz o advogado.

Gustavo Filipe Barbosa Garcia, professor e doutor em Direito pela USP, destaca que o uso dos dados do IBGE como uma das variáveis da fórmula de cálculo do fator foi determinado pela Lei 9.876/1999, quando se criou o mecanismo.

De acordo com Garcia, ao efeito da aplicação do fator previdenciário ao tempo de contribuição do segurado devem ser adicionados: cinco anos, quando se tratar de mulher; cinco anos, quando se tratar de professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exercício das funções de magistério na Educação Infantil e nos ensinos Fundamental e Médio; dez anos, quando se tratar de professora nas mesmas condições. “Isso, de certa forma, pode amenizar as consequências da incidência do fator previdenciário no cálculo do salário de benefício no caso das mulheres, professores e professoras.”

Na visão do professor de Direito Previdenciário Adriano Mauss, homens e mulheres perdem com o fator previdenciário. “Embora as mulheres se aposentem com menos tempo, a lei que criou o fator previdenciário estabeleceu uma regra que aumenta o tempo de contribuição da mulher em cinco anos, então, via de regra, existe uma compensação estipulada em lei para que ela tenha um fator parecido com o do homem, mesmo se aposentando mais cedo. Entretanto, ambos perdem, já que a redução é muito grande. Por exemplo, um homem com 50 anos de idade e 35 anos de contribuição terá um fator previdenciário de 60% (podendo variar alguns décimos), ou seja, uma diminuição no valor de seu benefício de 40%”, exemplifica.


Reforma pode causar a extinção do fator

Na opinião do professor e autor de obras de Direito Previdenciário Marco Aurélio Serau Junior o fator deveria ser extinto, pois trata-se de norma arbitrária que não condiz com a realidade brasileira.

“A Previdência Social se relaciona muito com a questão demográfica, portanto se utiliza dos cálculos do IBGE. Entretanto, reclama-se muito desse tipo de norma aberta e da arbitrariedade com que foi formulada a tabela do IBGE. Além de significar uma simples média, trata-se de aproximação sem base na realidade: como comparar a expectativa de vida daqueles que vivem nos Jardins, bairro nobre paulista, com aqueles que vivem nos jardins da periferia?”, questiona.

Os especialistas acreditam que o fator previdenciário deixará de existir com a fixação de idade mínima de 65 anos para aposentadoria no Brasil, conforme a proposta de reforma da Previdência que deve ser apresentada nos próximos dias pela equipe econômica do presidente Michel Temer.

“Havendo o estabelecimento de idade mínima para aposentadoria, o fator previdenciário deve cair, pois implicaria em verdadeiro bis in idem (repetição) em desfavor do segurado”, observa Serau.

Para o professor Gustavo Garcia, uma das tendências da reforma é de não mais se admitir a aposentadoria por tempo de contribuição sem idade mínima.

“Caso isso ocorra, a tendência natural seria de não haver mais a incidência do fator previdenciário, o qual deixaria de existir, deixando de fazer sentido, pois ele atualmente tem como principal objetivo desestimular aposentadorias por tempo de contribuição precoces, ao poder reduzir o valor do respectivo salário de benefício, o qual é utilizado para o cálculo da renda mensal desse benefício.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;