Setecidades Titulo
'Linha de produção' mobiliza Apae
Por Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
07/06/2003 | 18:18
Compartilhar notícia


Pequenas e eficientes linhas de montagem podem ser encontradas na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Caetano, que na terça-feria completa 39 anos de ações voltadas aos portadoras de deficiências (mentais e físicas). São três oficinas de trabalho para montagem e embalagem de peças distintas, que vão desde gizes de cera coloridos e pés de geladeiras, até serviços de dobra e vinco nas caixas de frascos de perfumes e colônias da Sandy. A produção é tocada por 85 alunos especiais acima de 16 anos, responsáveis, principalmente, pela entrega dos itens no prazo exigido pelos clientes – três empresas do Grande ABC parceiras no programa de inclusão social e de readequação do portador de deficiência ao mercado de trabalho.

A remuneração é um incentivo de R$ 15 por mês por período trabalhado. Não é o valor que conta. Pioneira nas oficinas de trabalho da Apae, a Quality Estamparia Indústria e Comércio, de São Caetano, recebe uma produção mensal de 5 mil peças montadas e embaladas de pés de geladeira, freezers, fogões e máquinas de lavar roupas. A linha de produção é composta por 35 alunos, entre os quais, José Aranda, 60 anos, o mais antigo na instituição. “É uma prestação de serviço valorosa”, afirmou Gilmar Sonageri, 50 anos, sócio na empresa.

Concentrados e assíduos, 38 alunos comandam a oficina de trabalho Acrilex, de São Bernardo, para montar caixas e colocar gizes de cera dentro. Cada funcionário coloca três cores numa seqüência pré-estabelecida. “A gente não pode errar a cor”, disse Almir Mian, 42 anos.

A Acrilex Tintas Especiais realiza há mais de dez anos projetos de filantropia com entidades de portadores de deficiências da região. “Eles aprendem conceitos de qualidade, de produção em linha e de trabalho em equipe”, afirmou Ronaldo Vecchiato, 34 anos, coordenador do projeto.

José Carlos Costa, 40 anos, diretor comercial da Unipoli Embalagens, de Diadema, se encantou com o trabalho da Apae numa festa na instituição. A parceria com os 38 funcionários tem um ano. Eficientes, eles fazem os serviços de rebarbação, dobra e vinco nas caixas plásticas de frascos de perfumes e loções, cremes e sabonetes, produtos de marcas famosas como Revlon/Bozzano. “É gratificante ver o resultado. Eles são sérios e compenetrados no que fazem.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;