Cíntia Bortotto Titulo Ambiente corporativo
O bê-á-bá de quem procura trabalho
Cíntia Bortotto*
27/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Neste momento de crise, o que as pessoas mais me perguntam é como conseguir uma vaga de trabalho. Elenquei alguns pontos importantes e que ajudarão a conquistar os objetivos.

1– Você precisa ser encontrado. Para começar, procure acessar todos os meios disponíveis para encontrar sua vaga: jornais, sites de empresas e de empregos, além de divulgar seu currículo para todos os seus amigos e conhecidos. É importante que todos saibam que você está à procura de trabalho. Agências para cargos operacionais ainda geram bons resultados, assim como consultorias para vagas mais especializadas ou de gestão. Uma grande vantagem que temos é a internet, pois todas as informações já estão no site da companhia e seu cadastro é importado para o banco de dados, ou seja, é um trabalho mais sistematizado para a área de recrutamento e seleção.

2 – Saiba o que quer e onde quer trabalhar. Também é muito importante que você saiba que tipo de vaga está buscando e se a cultura organizacional da empresa combina com você.

3 – Elabore bem o currículo. Coloque claramente seu objetivo. Isso facilita para o analista de recrutamento e seleção. Também é importante um sumário que resuma a experiência. Para cargos executivos, é importante uma seção de resultados, exemplificando com números seus principais feitos nas empresas e posições pelas quais passou. A experiência deve estar em ordem cronológica para facilitar o entendimento e as atividades e responsabilidades dos cargos ocupados devem estar claros e sucintos. A formação deve ser descrita da última para a primeira e os idiomas devem citar o nível e a instituição de ensino.

4 – Prepare-se para dinâmicas de grupo. As empresas buscam pessoas com iniciativa, bom relacionamento interpessoal, boa capacidade de comunicação e que ‘saibam ouvir’. Para muitos cargos, é valorizada a capacidade analítica e de negociação.

5 – Arrase na entrevista. O tempo é escasso e você deve falar sobre seus principais resultados. Priorize. Fique atento aos sinais e perguntas do entrevistador. Cite casos reais que demonstrem que você tem a competência que está sendo investigada. Falar sobre escolaridade e resultados é muito importante. Lembre-se de ter postura extremamente profissional com discrição no vestuário, vocabulário formal e rico, riqueza de detalhes no discurso técnico. Mostre que tem domínio do assunto sem parecer arrogante.

6 – Cuide da sua imagem. Não utilize adornos (piercings, alargadores) durante o processo seletivo. Depois de contratado, você irá perceber se o ambiente da empresa permite esses itens. Barbas devem estar benfeitas, sapatos e roupas limpos. Cabelos cortados, aparados. As mulheres devem utilizar pouca maquiagem e cabelos cuidados. Para cargos executivos, existe um padrão: para homens, ternos escuros com gravatas discretas; para mulheres, terninhos ou tailleurs, também escuros, com sapatos clássicos (scarpins); os acessórios devem ser discretos.

Seguindo essa linha, ficará mais fácil encontrar seu caminho para uma nova oportunidade. Siga confiante e boa sorte!

*Cíntia Bortotto é consultora em RH, psicóloga pela PUC-SP, especialista em recursos humanos pela FGV, em dinâmicas de grupo pela Associação Brasileira de Dinâmicas de Grupo, com MBA em gestão de negócios, também pela FGV. Como executiva de sucesso, atuou em grandes empresas como Otis, Unilever e Bombril – www.cintiabortotto.com.br 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;