Internacional Titulo
Rep. Dominicana reforça vigilância na fronteira com Haiti
Por Do Diário do Grande ABC
01/04/2000 | 15:01
Compartilhar notícia


O governo dominicano aumentou a vigilância na fronteira com o Haiti, devido ao temor de um êxodo massivo de haitianos causado pela instabilidade política no país, afirmou esta sexta-feira à noite o diretor de Migraçao, Danilo Díaz.

O alto funcionário do Governo expressou também o temor de uma invasao de haitianos com o objetivo de trabalhar na próxima safra de açúcar dominicana.

Díaz pediu uma intervençao urgente de organismos internacionais, para evitar o caos e a instabilidade política no Haiti. Nos últimos dias, jovens haitianos protagonizaram violentas manifestaçoes, exigindo a dissoluçao do Conselho Eleitoral Provisório (CEP), uma data para as próximas eleiçoes legislatias e a queda no custo de vida.

Haiti e República Dominicana dividem a ilha caribenha Hispaniola. Os países estao divididos por uma linha fronteiriça de cerca de 300 km, que é desrespeitada por haitianos que tentam entrar ilegalmente no país vizinho.

Díaz afirmou que, até o momento, nao foi registrada nenhuma irregularidade na zona fronteiriça. O cônsul haitiano na província dominicana fronteiriça de Barahona, Edwin Parraison, pediu que os dominicanos afastem os temores de uma invasao massiva de haitianos. ``Nao creio que chegaremos a uma situaçao de descontrole', afirmou.

O diplomata explicou que as tensoes em seu país estao sendo provocadas pelo processo eleitoral e pelo exercício da democracia. Além da tensao política no Haiti, a migraçao massiva de haitianos é estimulada pela demanda de mao-de-obra para a próxima safra dominicana de açúcar.

As empresas privadas que controlam a produçao açucareira na República Dominicana solicitaram à Migraçao contratar mais de 21 mil haitianos para a próxima safra, assinalou Díaz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;