Nacional Titulo
Conselho estabelece normas de segurança para lipoaspiração
Do Diário OnLine
Com Agências
14/01/2004 | 08:55
Compartilhar notícia


O Conselho Federal de Medicina (CFM), após registrar um aumento significativo no número de denúncias de erros médicos em cirurgias estéticas, publicou uma resolução que estabelece medidas de segurança mais rígidas para as cirurgias de lipoaspiração.

De acordo com o presidente da Câmara Técnica sobre Produtos e Técnicas em Procedimentos Estéticos, Antônio Pinheiro, a resolução especifica os cuidados com o local que deve ser realizada a cirurgia, cuidados com os pré-operatórios e com os pré-requisitos que o médico deve ter para realizar a lipoaspiração. Segundo a norma, o médico deve ter no mínimo dois anos de experiência em cirurgia geral e realizar um curso de especialização.

Ainda segundo a norma, a cirurgia de lipoaspiração não deve ser indicada para emagrecimento. Nesses casos, explicou Pinheiro, o paciente deve realizar um tratamento para emagrecer e após a tratamento, se preciso, será feita a lipoaspiração. Antes de se submeter à cirurgia, o paciente deve certificar se o médico realizou um treinamento específico para realizar a lipoaspiração. Segundo Pinheiro, as pessoas devem desconfiar de médicos que proponham “soluções mágicas “ para emagrecimento.

Em 2003, cerca de 200 mil brasileiros foram para a mesa de cirurgia por motivos estéticos. Desse total, cerca de 80 mil pessoas se submeteram ao processo de lipoaspiração. Nesse sentido, cresceu também o número de denúncias de erros médicos: em 2000 foram cinco denúncias, já em 2002 foram 38.

Com Agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;