Nacional Titulo
Reassentados liberam reféns e deixam escritório da Chesf
Do Diário do Grande ABC
30/01/1999 | 13:08
Compartilhar notícia


Cerca de 200 reassentados desocuparam o escritório da Companhia Hidrelétrica do Sao Francisco (Chesf)em Jatobá (PE) e libertaram os 30 funcionários da empresa mantidos como reféns. O acordo foi fechado às 23h30 de sexta-feira com a direçao da empresas após quase 40 horas de ocupaçao. Os manifestantes viviam em áreas ocupadas pelo lago da Hidrelétrica de Itaparica e reivindicam a execuçao de projetos de irrigaçao.

No dia 12 de fevereiro haverá uma reuniao entre os reassentados e a empresa para discutir o destino de 600 famílias de quatro municípios do sertao do Sao Francisco - Glória e Rodelas (BA), Petrolândia e Jatobá (PE) - que nao aceitaram indenizaçao da Chesf e continuam exigindo a conclusao de projetos de irrigaçao prometidos pela Chesf, desde 1986, nas agrovilas. Apesar do acordo, a Chesf vai entrar com uma açao criminal contra os líderes do movimento.

A construçao da Usina Hidrelétrica de Itaparica, iniciada em 1979, provocou o reassentamento de 40 mil famílias que moravam na área atingida pelo lago, margens do Rio Sao Francisco, na Bahia e Pernambuco. Das 5.900 famílias da área rural, quase 1.800 ainda nao produzem em razao da falta de irrigaçao. Destas 1.200 aceitaram, em dezembro, uma indenizaçao ( R$ 30 mil a R$ 40 mil), desistindo dos projetos. As 600 restantes exigem que os projetos de irrigaçao sejam concluídos.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Glória, Nildo José Silva, o resultado do movimento foi positivo porque consolidou um compromisso da Chesf. Para o assessor da presidência da empresa, Adelson Ferraz, a ocupaçao do escritório nao teve sentido pois a Chesf já se dispunha a fazer o que os reassentados reivindicam.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;