Automóveis Titulo
Quais seriam os ângulos ideais para um 4x4?
Por Especial para o Diário
22/02/2006 | 08:56
Compartilhar notícia


Quando o carro está em uma superfície plana e necessita subir uma ladeira, possui um ângulo máximo na parte dianteira do carro para dar continuidade à subida, sem interferir em qualquer parte do veículo, como pára-choque. Esse é o ângulo de ataque.

O ângulo de saída é a mesma coisa, mas quando o carro está descendo uma ladeira e tem uma superfície plana à sua frente. Os carros off-road normalmente possuem ângulo de entrada e saída entre 40º e 45º. Dependendo do projeto, em relação à sua altura e peso, quanto mais próximos das extremidades as rodas e o eixo estiverem, melhores são os ângulos.

Já o ângulo de rampa diz respeito à inclinação máxima que o carro pode ter em uma rampa sem comprometer a segurança dos passageiros, como tombar, por exemplo. Pode estar combinado com a inclinação lateral, para a direita ou para a esquerda.
(Paulo Lozano, engenheiro da AEA)

Pergunta de Marcelo Fontes, 31 anos



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;