Cultura & Lazer Titulo Música
Para dançar e refletir

Mundo Livre S/A esbanja criatividade

Daniela Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
02/01/2012 | 07:03
Compartilhar notícia


Alcançar o sucesso em diferentes discos não é tarefa fácil para qualquer artista. Mais complicado ainda é conseguir apresentar sempre um trabalho criativo e inovador - tudo isso já contando com sete álbuns na carreira. O grupo pernambucano Mundo Livre S/A parece vencer o desafio com 'Novas Lendas da Etnia Toshi Babaa' (Coqueiro Verde, R$ 24,90 em média), seu oitavo projeto.

Liderada por Fred Zeroquatro, que nos anos 1990 fortaleceu a voz da música nordestina ao lado do cantor e compositor Chico Science (1966-1997), a banda retorna ao mercado em grande estilo. Eles não lançavam um CD de inéditas desde 2005 ('Bebadogroove') e a obra chega preparada para o Carnaval de 2012 . Até fevereiro (as festas se iniciam no dia 21), a agenda em sua terra natal está cheia.

A crítica cultural - e por que não, social - vem de forma bem-humorada. Alertas para os cuidados com o meio-ambiente, o consumo excessivo e desnecessário, a legislação musical e o amor em tempos de tecnologia e internet (chamado por eles de ‘cyberselva') são alguns dos temas abordados nas 11 faixas do trabalho. Destaque para o fato de que o grupo não deixa de lado a peculiaridade da reflexão e a proposta dançante caracterizada com o tom das ladeiras de Olinda. Ao ouvir as canções, é possível imaginar um dia quente em algum lugar de uma cidade grande que está localizada perto do mar.

O som, as letras e as misturas de ritmos, frutos de cinco anos de observação e shows pelo Brasil e pela Europa, ganham no CD o complemento das ilustrações de Derlon Almeida, artista plástico revelação de Pernambuco. Os desenhos representam a força da mistura entre o mundial e o local e o tradicional e o tecnológico que marcam a banda com 27 anos de carreira. Pelo visto, ela está em plena forma para festejar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;