Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Casal de ucranianos descobre Rudge Ramos

Os Zemczak embarcam na Áustria com o objetivo de conhecer o mundo e chegam ao Grande ABC

Por Ademir Medici
13/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 O amor e a fuga da neve trouxeram Andrey e Xênia ao Brasil. O espírito de aventura também. O trabalho fixou o casal em Rudge Ramos. Com lucidez dona Xênia conta esta história, ao mesmo tempo em que apresenta trabalhos de bordado, desenvolvidos no cotidiano dos 92 anos completados em 1º de outubro – “em ponto-cruz”.

Dona Xênia sempre trabalhou. No tempo da guerra, a labuta na lavoura de Villack, no acampamento Santo Martin, na Áustria. Ucrânia ficara para trás. Quatro anos vividos na Áustria. O casamento com o ferreiro Andrey em 1947. E a formação de uma linda família: os seis filhos nasceram no Brasil.

A guerra terminara. A neve ficara para trás. Os primeiros filhos nascidos na Vila Zelina e registrados na Vila Prudente: Valdomiro, André, João. Passagens por Itatiba e Santo Amaro. E, finalmente, Rudge Ramos, em São Bernardo, onde também foram criados os caçulas: Basílio, Lúcia e Pedro.

Os Zemczak testemunharam a transformação de Rudge Ramos no eixo da Avenida Caminho do Mar, ruas abertas, mas ainda de terra batida. A água buscada em poços rasos. A coleta de lixo feita em carroças. O ferreiro Andrey, agora carpinteiro de mão cheia e mestre de obras. Dona Xênia fazendo com que os filhos todos estudassem. E os seis filhos se formaram, como se verá.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 13 de outubro de 1989 – ano 32, edição 7195

Manchete – Eleições presidenciais: adversários abrem fogo contra Lula

Automóveis – Ford lançará o Verona em dezembro.

Movimento Sindical – Cegonheiros param; Philips faz acordo.

Horário de Verão – De novembro de 1989 a fevereiro de 1990. O repórter-fotográfico J. B. Ferreira fazia um ensaio sobre o relógio da Estação de Paranapiacaba.

Cultura & Lazer – Teatro Cacilda Becker, de São Bernardo, apresentava peça de Peter Weiss, alemão naturalizado sueco: Como Se Ensinou o Sr. Mocking Pott a Deixar de Sofrer. 

Montagem: Agnus Art – Cooperativa de Teatro de Ribeirão Preto.

Pela segunda vez o texto era montado no País.

Em 13 de outubro de...

1884 – Cientistas padronizam o Meridiano de Greenwich (linha imaginária que corta os polos) como ponto de referência para determinação dos fuso horários.

1914 – A I guerra. Manchete do Estadão: os franceses infligem uma derrota aos alemães ao Norte de Arras; 12 mil homens mortos, feridos e feitos prisioneiros.

1919 – Agressão a bengaladas em São Caetano envolvendo o pedreiro espanhol João da Cruz e o italiano João de tal. O italiano foi cobrar o aluguel do espanhol, perdeu a calma e o agrediu com sua bengala, atingindo também a mulher do inquilino, Antonia Ruiz. O caso foi parar na polícia.

É assinada em Paris a Convenção de Navegação Aérea Internacional pelos representantes das 13 nações aliadas, entre as quais o Brasil.

1939 – A II Guerra. Manchete do Estadão: o primeiro ministro britânico deixou ao chanceler do ‘Reich’ a grave responsabilidade de decidir a paz ou a guerra. 

1959 – Trabalhadores ceramistas de São Caetano aceitam proposta conciliatória apresentada pela DRT (Delegacia Regional do Trabalho): reajuste salarial de 35%.

Inicialmente, a categoria reivindicava 40%, contra 27% oferecido pelo patronato.

1969 – A fisioterapia e a terapia ocupacional são reconhecidas como profissões de ensino superior no Brasil.

Santos do Dia

Eduardo (1003-1066). 

Rei da Inglaterra. Promoveu a paz e combateu a corrupção em seu reinado.

Celidônia

Geraldo de Aurilac

Venâncio

Bv. Alexandrina de Balasar

Hoje

Dia do Corintiano, em lembrança ao dia 13 de outubro de 1977, que marcou o fim do jejum de títulos do Timão.

Dia Mundial da Visão

Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 13 de outubro:

Em São Paulo, Porto Feliz. Elevado a vila em 13 de outubro de 1797, quando se separa de Itu.

No Rio Grande do Norte, Angicos

No Rio de Janeiro, Carmo

No Maranhão, Graça Aranha

Em Minas Gerais, Lavras

Na Paraíba, Poço de José de Moura e Serraria

Em Santa Catarina, Porto Belo e Treze Tílias

Em Alagoas, Viçosa

Fonte: IBGE

AMANHÃ EM MEMÓRIA

Baba Xênia: todos à escola




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.