Setecidades Titulo
Grande ABC teve temperatura mínima de 6° C
Por Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
12/07/2004 | 21:05
Compartilhar notícia


Nesta segunda foi o dia mais frio do inverno, com a mínima registrada de 9,5° C de manhã e a máxima de 18,4° C por volta das 15h, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). No Grande ABC, a mínima desta segunda deve ter sido mais baixa do que na capital e deve ter ficado entre 6° C e 7° C, segundo o meteorologista do Inmet Leandro Tella Vedova. Isso porque, segundo ele, as cidades mais próximas da serra são mais frias. A diferença de temperatura é de 3° C a 4° C de São Paulo. “Não temos dados precisos, mas acredito que a mínima no Grande ABC deve ter ficado bem abaixo da temperatura registrada em São Paulo, principalmente as regiões de mata mais distantes dos centros urbanos.”

A queda de temperatura em todo o Estado foi ocasionada pela massa de ar polar que atingiu toda a região Sudeste do país no último final de semana. Desde o início do ano, a menor temperatura foi em 6 de junho, quando os termômetros registraram 7,6° C.

Para Alexandre Nascimento, meteorologista do Instituto Climatempo, a frente fria que está estacionada sobre o Estado deve se aquecer gradativamente até sexta-feira, quando uma nova massa de ar frio chega à região. “No próximo final de semana, com a chegada de uma frente fria mais forte, o clima deve ficar instável com chuvas em todo o Estado, em especial na Região Metropolitana da capital”, prevê o meteorologista.

De acordo com Nascimento, as baixas temperaturas deste começo de inverno estão na média dos anos anteriores – entre 9° C e 17° C – e a previsão é de mais frio contínuo até final de julho. “A expectativa é de que as massas de ar frio sejam cada vez mais fortes e que derrubem ainda mais a temperatura. Esse perfil é típico da época do ano”, explicou o meteorologista. “O frio que deve chegar no final desta semana não terá intensidade suficiente a ponto de bater o recorde do ano, mas, com certeza, fará com que as temperaturas continuem muito baixas.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;