Setecidades Titulo NA BAHIA
Barragem se rompe após excesso de chuva

Pelo menos 350 famílias da cidade de Coronel João Sá ficaram desalojadas; não houve mortes

Por Das Agências
12/07/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


A prefeitura de Coronel João Sá, município no nordeste da Bahia próximo à divisa com Sergipe, vai decretar estado de emergência por causa da inundação ocorrida na região depois que o Rio dos Peixes transbordou, provocando o rompimento parcial da Barragem de Quati, ontem.

A informação é do coordenador local da Defesa Civil, Diego Santos. Segundo ele, não há vítimas fatais. “Conseguimos tirar as pessoas das casas que poderiam ser atingidas quando percebemos que a água na barragem iria transbordar”, afirmou.

Por causa da inundação, 350 famílias estão desalojadas e foram acolhidas em casas de parentes, amigos e em três escolas do município. Além de Coronel João Sá, a BR-235 na altura do povoado de Pedro Alexandre (Bahia) e de Poço Redondo (Sergipe) foi atingida pelas águas e está coberta de lama.

Em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) declarou que “o governo está à disposição dos prefeitos para qualquer providência que por ventura seja necessária”.

De acordo com nota do Ministério do Desenvolvimento Regional, equipes de monitoramento e operações do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) monitora a situação da enxurrada em contato permanente com as defesas civis estadual e municipal “para averiguar a necessidade de auxílio complementar por parte do governo federal”.

Segundo Carla Leão, coordenadora da Defesa Civil de Pedro Alexandre, em 24 horas choveu cerca de 100 milímetros na região. “Desde as 7h20 já estávamos avisando a população da região. Fomos avisando via internet e ligando para que os moradores deixasse suas residências”, disse.

Em nota, a ANA (Agência Nacional de Águas) informou que tomou conhecimento do rompimento da barragem Quati e que acompanha a situação. “Por se tratar de uma barragem em rio estadual, a fiscalização desse açude não compete à ANA, e sim à autoridade competente no Estado da Bahia”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;