Política Titulo Candidato a federal
Não é meu perfil ser policialesco, diz Edson Sardano

Policial, vereador de Sto.André rejeita ser nome da categoria e afirma ser contra armamento

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
20/09/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Coronel da reserva da PM (Polícia Militar), o vereador de Santo André Edson Sardano (PTB), candidato a deputado federal, criticou ferrenhamente o que classificou como “apologia” ao uso da profissão como forma de conquistar votos. O parlamentar disse defender a PM, mas nega ser candidato da categoria.

Para o petebista, é equivocado associar o combate à violência à truculência. “Não é o meu perfil ser policialesco. Eu sou policial, especialista em Segurança Pública, sou alguém que vive isso há 40 anos. Então, não quero simplesmente ter esse rótulo de ‘ele é um coronel, entra chutando a porta’. Não. Nós temos de colocar o cérebro nesse negócio”, avaliou Sardano, que desaprovou a estratégia de campanha da policial Kátia Sastre (PR), postulante a federal, que usou em sua propaganda eleitoral na TV imagens de quando matou um ladrão na porta da escola em que sua própria filha estuda. Após a apresentação da cena, a policial aparece afirmando: “Atirei e atiraria de novo”. “Eu não concordo com isso. O que ela fez (atirar no ladrão), está feito, fez bem, foi profissional e ponto. Não é para virar bandeira política”, analisou Sardano.

“Segurança Pública é algo que tem de ser encarado cientificamente, não da coluna vertebral para baixo. É com o cérebro. Está na hora de enterrar esse conceito de que Segurança Pública é falar grosso e dar porrada na mesa. Isso não é Segurança Pública”, emendou.

O candidato também se posicionou contrário ao armamento da população que mora em área urbana e à redução da maioridade penal. Sobre o a liberação para o porte de armas, Sardano disse não ver “vantagens”, com exceção de moradores de áreas mais distantes e carentes de autoridades policiais. Quanto à mudança na idade penal, Sardano afirmou pregar o “aumento das penas para os menores dentro do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)”.

Em sua segunda disputa à Câmara dos Deputados – concorreu pela primeira vez em 2010, pelo PPS –, Sardano evitou estimar teto de votos que deseja alcançar no pleito do mês que vem. O petebista também se esquivou da avaliação se, caso saia derrotado das urnas, seguirá no Legislativo ou retornará ao posto de secretário de Segurança Cidadã do governo Paulo Serra (PSDB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;