Cultura & Lazer Titulo
Mistura para celebrar a carreira
Por Luis Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
20/04/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Maurício Valladares/Divulgação


Relembrar o passado e celebrar no presente. Esse é o sentimento que gira em torno do DVD Multishow Ao Vivo - Paralamas Brasil Afora (EMI, R$ 30 em média). O registro traz a banda Paralamas do Sucesso apresentando antigos - e ótimos - sucessos que marcaram sua carreira e inova ao dar outra roupagem para algumas de suas antigas composições. O trio consegue se reinventar, mas o processo acaba amarrado por se prender a velharias e por não ser ousado o bastante para trazer novo material.

O show foi gravado em dezembro no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro. No local, os veteranos Herbert Vianna (guitarra e voz), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria) apostam em um tom mais intimista em sua competente performance baseada no CD Brasil Afora, de 2009. A turnê do álbum fez com que iniciassem longa viajem pelo País.

Os trabalhos celebram o fato de a banda tocar em diferentes pontos do Brasil há mais de 30 anos. "Celebramos esse grau de sintonia que a gente tem com o País, com o público, com as pessoas que têm um entusiasmo com a música brasileira em geral", diz Herbert Vianna. "Tudo isso vale a pena e a gente celebra ao vivo em shows toda a semana e por todas as esquinas do Brasil."

O repertório dos músicos reúne alguns de seus melhores hits de diferentes épocas e álbuns. Canções como Meu Erro e Óculos, que estouraram nos anos 1980, se juntam a Loirinha Bombril e Ela Disse Adeus, da década de 1990, e a Cuide Bem do Seu Amor, dos anos 2000. "É legal esse privilégio de colocar seu trabalho sob análise. Em última instância, em um disco ao vivo você está mostrando como está agora", explica João Barone.

O estilo ska que marcou seu surgimento parece retomado na divertida versão de Sonífera Ilha, dos Titãs, uns dos muitos amigos que fizeram ao longo dos anos na estrada. Outro destaque fica por conta das participações especiais. No palco, o trio recebe Zé Ramalho na canção Mormaço e a cantora Pitty divide os vocais com Viana na faixa Tendo a Lua.

A delícia que é recordar sucessos dos Paralamas do Sucesso é imensa e o DVD chega para celebrar um grupo que conseguiu unir composições mais agitadas com a poesia de letras um pouco mais melancólicas. O potencial dos roqueiros veteranos poderia ser colocado à prova em uma novo álbum de inéditas, mas, por enquanto, os fãs se divertem com o que há de melhor dos Paralamas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;