Economia Titulo
Comércio tem o maior número de empresas fechadas
Por Do Diário do Grande ABC
13/12/1999 | 12:05
Compartilhar notícia


De cada 100 pequenas empresas que abrem anualmente no estado de Sao Paulo, 35 fecham antes de completar o primeiro ano, 11 fecham no segundo ano e 10 no terceiro. Isso significa que, em termos acumulados, a taxa de mortalidade é 35%, 46% e 56%, respectivamente, nos três primeiros anos de vida, segundo um estudo sobre a mortalidade das empresas paulistas realizado pelo Sebrae-SP em parceria com a Fipe. Essa pesquisa foi realizada durante os anos de 98 e 99, com a busca extensiva de 3 mil empresas abertas em 95, 96 e 97, além de entrevistas qualitativas com 509 empresas entre junho e julho deste ano.

O superintendente do Sebrae-SP, Fernando Leça, afirmou que essas taxas, apesar de elevadas, sao inferiores ao índice de 80% de empresas extintas no primeiro ano de vida, número amplamente divulgado no mercado. "Isso demonstra a capacidade desses empreendimentos de superar as adversidades", afirmou.

A pesquisa indica também que o comércio é o setor com maior número de empresas fechadas nos três anos: 39% no primeiro 12% no segundo e 8% no terceiro, o que corresponde a taxas acumuladas de 39%, 51% e 59%, respectivamente. Na indústria, 32% fecham no primeiro ano, 12% no segundo e 6% no terceiro (taxas acumuladas de 32%, 44% e 50%). Entre as empresas de serviços, 30% fecham no primeiro ano, 7% no segundo e 12% no terceiro (taxas acumuladas de 30%, 37% e 49%).

O estudo constatou também que 70% dos empreendedores sao do sexo masculino, com média de 40 anos, e 62% têm o segundo grau completo. Desse total pesquisado, 52% eram empregados de empresa privada, 19% eram autônomos, 14% eram empregadores em outras empresas e 6% eram donas de casa.

Após a abertura da empresa, o Sebrae constatou algumas diferenças entre as empresas que fecharam suas portas e as que continuaram em atividade: As sobreviventes aperfeiçoaram produtos e serviços, sincronizaram receitas e despesas e se dedicaram integralmente a atividade empresarial em maior proporçao do que as empresas extintas. Nos dois casos, a recessao econômica, a falta de capital de giro e excesso de carga tributária, foram os principais pontos apontados pelas empresas de dificuldade para a atividade empresarial. Entre as empresas que fecharam, a falta de demanda e a escassez de crédito foram os principais itens.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;