Cultura & Lazer Titulo
Calvin e Haroldo contra bonecos de neve
Por Luis Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
20/04/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Reprodução


As aventuras do imaginativo Calvin e seu fiel companheiro Haroldo continuam a divertir os leitores com suas histórias que misturam brincadeiras de infância com reflexões dignas do mundo adulto. Uma nova leva de tirinhas está reunida na coletânea O Ataque dos Perturbados Monstros de Neve Mutantes e Assassinos (Conrad, R$ 33,90, 128 páginas).

A publicação faz parte de um projeto da editora de relançar a coleção completa da dupla publicada diariamente em jornais durante dez anos, entre 1985 e 1995. Este trata-se do oitavo título especial de um total de 17 previstos para lançamento.

Assim como em toda sua trajetória nos quadrinhos, Calvin vive a se meter em diversas confusões quando tenta se divertir ao lado do tigre de pelúcia Haroldo, que ganha vida quando os dois estão sozinhos. As tiras trazem suas traquinagens na escola, em casa e em seu quintal.

O título de O Ataque dos Perturbados Monstros de Neve Mutantes e Assassinos faz alusão a uma sequência de tirinhas nas quais Calvin cria um boneco de neve e começa a imaginar que sua obra ganhou vida e pretende atacá-lo. A estranha criatura começa a se multiplicar e o garotinho precisa bolar um mirabolante plano para derrotar o novo inimigo.

É engraçado notar como a poderosa imaginação de Calvin é contrastante com sua vida real. Na medida em que o desespero pela criação do exército de bonecos de neve aumenta, as pessoas ao seu redor - seus pais e a menininha Susie - parecem acreditar menos em sua incrível brincadeira.

Criados pelo cartunista norte-americano Bill Watterson, os personagens contam com características infantis, mas são famosos por deixarem de lado essa faceta para discutir assuntos tipicamente adultos. Política, ética, cultura, educação e os rumos da sociedade são alguns dos temas vistos nos deliciosos diálogos. A ingenuidade dos protagonistas diante do universo faz com que os leitores percebam conclusões e sabedorias maravilhosas sobre a vida e o mundo.

Calvin e Haroldo são o perfeito exemplo de que certas histórias em quadrinhos são inteligentes e emocionantes o bastante para ensinar a qualquer tipo de público.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;