Memória Titulo Memória
Para lembrar e conhecer Nelson Gonçalves

E com vocês, Nelson Gonçalves, em duas versões...

Ademir Medici
18/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“A deusa da minha rua

tem os olhos onde a lua

costuma se embriagar.”

De um dos sucessos de Nelson Gonçalves

E com vocês, Nelson Gonçalves, em duas versões. Apresentado por Milton Parron, em segunda edição, dentro do seu projeto Memória (vide Nas Ondas do Rádio) e entrevistado por dois expoentes do jornalismo do Grande ABC, a jovem (e então promissora, hoje mestre do colunismo) Claudete e pelo também jovem (hoje saudoso) J. Alves, à época iniciando carreira pela Rádio Cacique, de São Caetano.

Da entrevista à Rádio Cacique, temos a foto do cantor com o radialista. Já a entrevista concedida a Claudete, que se assinou Gidugli e hoje é a Claudete Reinhart de todos nós, temos a chamada de primeira página do News Seller e a íntegra na página 3 da edição de 3 de maio de... 1959.

Na capa do antecessor do Diário, uma foto de Nelson Gonçalves ao violão, e a manchete: ‘Nelson Gonçalves conta particularidades de sua vida.’

Tinha, o cantor, sete filhos, cinco dos quais adotivos. Sua experiência de boxeador em Porto Alegre. O amante do café. A estreia na Rádio São Paulo.

Na página interna, já que estava na operária Santo André, Nelson Gonçalves declarava: “Gostaria de ser trabalhador.”

Querem ouvir Nelson Gonçalves? Acompanhem o programa desta noite do Milton Parron, que adianta para nós as informações que se seguem.

A transformação

Texto: Milton Parron

O segundo programa com Nelson Gonçalves, aproveitando o aniversário de morte do cantor (Santana do Livramento, RS, 21-6-1919 – Rio de Janeiro, 18-4-1998), é uma reprise para mostrar como o esquecimento a que foi relegado transformou sua conduta de vida quando retomou a carreira com grande sucesso.

Nelson Gonçalves deixou de lado a arrogância, a soberba, o desprezo, características tão comuns aos artistas. Tornou-se de tal maneira humilde e compreensivo que durante um show em Natal, por causa de desentendimentos entre radialistas e empresários locais, na hora do espetáculo além de um público reduzidíssimo, até os músicos contratados para acompanhá-lo sumiram do mapa.

Mesmo assim Nelson cantou, inicialmente à capela, depois cantarolou com alguém batucando uma caixa de fósforos e, por fim, surgiu um fã que tocava um violão muito desafinado e assim transcorreu todo o espetáculo. Digno de ser ouvido e gravado.

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Bilac. Elevado a município em 1945, quando se separa de Birigui.

Hoje

- Dia Nacional do Livro Infantil

- Dia de Allan Kardec

- Dia de Monteiro Lobato

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 18 de abril de 1985 – ano 27, nº 5802

Manchete – Ainda é possível recuperar Tancredo, afirma o chefe da equipe médica que assistia ao presidente, Henrique Walter Pinotti.

- Sarney formará governo próprio.

Editorial – Grandeza de Tancredo serve de exemplo

Movimento Sindical – Julgamento do dissídio não interrompe a greve dos metalúrgicos.

Polícia – Seccional quer mais policiamento na região.

Em 18 de abril de...

1830 – Padre José Maurício Nunes Garcia falece no Rio de Janeiro. Compositor. Homenageado em São Bernardo pelo Conservatório Musical Padre José Mauricio.

1915 – Paranapiacaba, chamada Alto da Serra, realiza a festa anual em louvor ao padroeiro, Senhor Bom Jesus. Igreja é ornamentada por um armador de Santos. O domingo começa com alvorada de 21 tiros. Na missa solene das 11h, participação de um coro musical de São Paulo e cantores da Matriz de Santo André. Prega o Evangelho o padre Luiz Capra. Tem procissão, leilão de prendas, participação da banda de música Flor da Serra.

- Comissão organizadora da festa: Manuel Martina (presidente), Maria Luiza de Oliveira, Judith Assumpção Pedroso, Maria Miranda de Carvalho, Mariana Sulli, Laurina Amato, Maria Pires, Barbara Marques, Faustina Santiago Dias, Maria dos Santos Oliveira, Maria da Piedade e Maria Emília Martins.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Um aeroplano alemão lança bombas sobre Amiens, ocasionando sete mortes’.

1930 – Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, o Cardeal Arcoverde, falece no Rio de Janeiro. Por nomeação do Vaticano, tornou-se o primeiro cardeal latino-americano. Homenageado em São Caetano com praça defronte à Matriz Sagrada Família.

1945 – Presidente Vargas assina o decreto-lei 7474, de anistia aos presos políticos. Em comemoração ao ato, operários de Santo André promovem passeata à noite, conduzindo as bandeiras das nações aliadas e cantando o Hino Nacional.

1975 – Sertanista Orlando Villas Boas profere palestra no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo, em comemoração ao Dia do Índio.

Nas Ondas do Rádio

Viagem no Tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Aos sábados e domingos, o melhor do flash-back, com canções populares brasileiras e internacionais; de segunda-feira a sexta-feira, o melhor da música instrumental. E mais: fotografias e ‘notícias no tempo’.

Estadão AM (700) e FM (92,9) – Estadão Acervo – 1 – Curiosidades sobre o descobrimento do Brasil; 2 – uma viagem para entender o Dia do Índio; 3 – a inauguração de Brasília; 4 – no Dia do Choro, seu grande mestre, Pixinguinha: conheça a saga de Carinhoso, música escondida durante anos e depois gravada por mais de 200 artistas do mundo todo. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

Rádio ABC (1570) – Causas Nobres. Em pauta, a divulgação das atividades de instituições sociais e beneficentes. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) E FM (90,9) – Memória. Segundo de dois programas sobre o cantor Nelson Gonçalves (leia abertura de hoje da Memória). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Santos do dia

- Maria da Encarnação (Paris, 1565-1618). Bem-Aventurada. Deu apoio às carmelitas e às obras das Vocações.

- Faustino

- Galdino 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;