Internacional Titulo
Richard Perle descarta administração da ONU no Iraque
Por Da AFP
28/08/2003 | 08:48
Compartilhar notícia


Um dos principais conselheiros do ministério americano da Defesa, Richard Perle, descartou uma administração da ONU no Iraque, durante entrevista ao jornal francês Le Figaro. Entrevistado em sua residência no sul da França, Perle afirmou que "a administração da ONU no Iraque seria uma má idéia".

"O sistema das Nações Unidas não é próprio para as novas ameaças, como o terrorismo internacional. A carta da ONU não permite a ingerência nos assuntos internos de um país, mesmo que haja uma ameaça real para a paz no mundo", disse Perle. Ele citou o exemplo da Coréia do Norte, cujo "programa nuclear carrega enormes perigos que a ONU foi incapaz de enfrentar".

"A solução agora é entregar o poder aos iraquianos assim que for possível. Os Estados Unidos pensam em partir do Iraque o mais rápido possível", disse. Segundo Perle, o principal erro da força de coalizão anglo-americana "foi não ter trabalhado profundamente com os iraquianos antes da guerra, de modo que a oposição iraquiana tomasse de imediato as coisas em suas mãos".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;