Internacional Titulo
Advogado quer Rumsfeld e Kissinger no julgamento de Saddam
Por Da AFP
28/03/2004 | 12:56
Compartilhar notícia


O advogado francês Jacques Verges, que se encarregará da defesa de Saddam Hussein, quer intimar ao julgamento do ex-ditador iraquiano o secretário norte-americano de Defesa, Donald Rumsfeld, e o ex-secretário de Estado Henry Kissinger.

Verges, que ignora ante qual instância - tribunal iraquiano, norte-americano ou penal internacional - se desenvolverá o julgamento de Saddam Hussein, qualificou neste domingo Rumsfeld de "caixeiro viajante de toxinas e elementos químicos" destinados às armas de destruição em massa (ADM) no Iraque.

Em uma entrevista à rádio privada francesa Europe 1, o advogado assegurou que Estados Unidos e Grã-Bretanha venderam ADM aos iraquianos e que Rumsfeld viajou ao Iraque em 1984 como emissário do então presidente Ronald Reagan.

Verges também afirmou que tem as transcrições das conversações que Kissinger manteve com as autoridades iraquianas para "reiniciar os contatos após um momento de interrupção". Ele não precisou, porém, a data dessas conversações.

Ao ser perguntado sobre os massacres de civis iraquianos imputados a Saddam Hussein, Verges assegurou que "os mortos mais numerosos entre os civis (500 mil menores e anciãos) foram os registrados em conseqüência do embargo imposto ao Iraque".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;