Setecidades Titulo
Radares voltam às ruas de Mauá
Por André Vieira
Do Diário do Grande ABC
11/07/2009 | 07:09
Compartilhar notícia


Depois de 23 meses afastados das ruas e avenidas, os radares de fiscalização de trânsito para controle de velocidade e semáforo voltaram na sexta-feira a operar em alguns pontos de Mauá. Segundo a Prefeitura, a partir de segunda-feira, todos os 20 equipamentos instalados no município estarão em pleno funcionamento.

Quando o serviço foi interrompido e os radares removidos do sistema de transporte, em agosto de 2007, eram 32 equipamentos distribuídos pelas principais vias. Anunciada em publicação no Diário Oficial em maio, a Consladel, mais uma vez, foi a escolhida para gerir o serviço.

A demora em concluir o processo de licitação, repetidamente obstruído pela Justiça, foi o que motivou o intervalo de quase dois anos de máquinas desligadas em Mauá, dona da quarta maior frota de veículos do Grande ABC - cerca de 131 mil veículos, sendo mais de 95 mil automóveis.

Além da perda de poder de fiscalização durante o período sem radares, a diminuição da receita arrecadada com a cobrança das multas também abreviou a oferta de melhorias no trânsito, pois o Código Brasileiro determina que os valores angariados com as infrações sejam aplicados, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação dos motoristas.

Segundo a Prefeitura, desde o início do ano, foram contabilizadas 1.628 acidentes de trânsito, sendo 1.092 sem vítimas, e 164 atropelamentos.

Por esse motivo, o retorno dos instrumentos às ruas é encarado pela administração como parte de uma política para sensibilizar os condutores, aumentando a segurança e reduzindo a quantidade de acidentes.

As atividades didáticas serão complementadas no segundo semestre, com a realização de gincanas nas escolas durante a Semana Nacional de Trânsito, e com um projeto de divulgação de informações sobre direção defensiva, comportamento seguro e primeiros socorros.

Reação - Na praça há nove anos, o taxista João Benedito do Nascimento, 55 anos, comemorou a reinstalação dos equipamentos. "Em alguns lugares é preciso colocar mesmo, não tem jeito. Muitos motoristas são abusados, mas quando enxergam o radar, param", afirmou.

Para o comerciante Cláudio Rodrigues da Silva, 62, não há o que temer, desde que os instrumentos de fiscalização não funcionem como armadilhas. "Quando as coisas acontecem às claras, não existe dificuldade. Problema e ser surpreendido por radares escondidos ou sem sinalização adequada."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;