Economia Titulo Tributos
Projeto de lei argentino quer taxar renda financeira
Por
10/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O governo de Cristina Kirchner estaria preparando um projeto de lei para taxar a renda financeira da Argentina. Segundo rumores de mercado e versões da imprensa local, o governo analisa a criação de impostos não só para os depósitos do sistema financeiro, mas também para a compra e venda de ações, bônus corporativos e títulos públicos.

Como o projeto é polêmico e gera resistências por parte do setor financeiro, a proposta não será apresentada pelo Executivo, mas sim por algum dos fiéis deputados kirchneristas.

Essa ideia já havia sido ventilada em março do ano passado, por ocasião do polêmico decreto que aumentou as alíquotas dos impostos de exportações agrícolas e iniciou a guerra entre o setor agropecuário e o governo Kirchner.

O próprio líder da bancada kirchnerista na Câmara, Agustín Rossi, adiantou no plenário que, junto com o projeto de Orçamento de 2010, será debatido o financiamento do gasto para o próximo ano. Um assessor parlamentar explicou que esse debate inclui a prorrogação dos tributos que vencem no dia 31 de dezembro. A presidente quer aprovar esse pacote antes do dia 10 de dezembro, quando assumem os novos parlamentares eleitos em 28 de junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;