Economia Titulo Indústria
Santo André retorna ao grupo do polo tecnológico da região

No entanto, município ainda não descarta a
possibilidade de desenvolver seu próprio parque

Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
09/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O município de Santo André reconsiderou sua saída do Grupo de Trabalho do Parque Tecnológico, anunciada há duas semanas, e voltou a fazer parte do projeto. A decisão foi anunciada durante reunião realizada ontem com os prefeitos da região na sede do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Para José Auricchio Júnior, prefeito de São Caetano (PTB-SP) e presidente do Consórcio, o resgate de Santo André ao grupo foi muito mais simples do que se imaginava. "Houve um choque de agendas e o município começou a desenvolver um projeto próprio, mas tudo já foi resolvido e Aidan (Ravin, prefeito de Santo André (PTB-SP) não teve dúvidas ao reintegrar o grupo."

De acordo com Ravin, a mudança se deu por conta da inclusão efetiva das sete prefeituras à frente da iniciativa de se constituir um único parque tecnológico no Grande ABC. "Quando Alckmin (Geraldo Alckmin, secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo) foi ao Consórcio para o lançamento do grupo de trabalho (no dia 3 de agosto), foram anunciadas apenas três cidades na direção do projeto: Diadema, São Bernardo e Mauá. Entendemos que não éramos parte do processo, por isso saímos. Agora que o grupo foi reformulado, liberei meu secretário (Vanderlei Retondo, secretário do Desenvolvimento Econômico da cidade) para participar das reuniões."

Ravin acredita que havia uma questão partidária liderando o projeto desde o início do ano. As três prefeituras citadas por ele são do PT, já São Caetano também é do PTB, Ribeirão Pires é do PV e Rio Grande da Serra, do PSDB. Por esse motivo, desde março mobilizou uma equipe para trabalhar em um projeto paralelo de um parque tecnológico próprio.

O município conta com a vantagem de ter terrenos que poderiam servir de matriz para o parque, além de ter faculdade e incubadora. "Queremos o melhor para a região, portanto é melhor que se faça algo em grupo. Mas se no decorrer do processo não forem discutidas questões que beneficiem a região e se não houver empenho para correr contra o tempo, nós vamos apresentar o nosso projeto. Se não formos rápidos, podemos perder a chance de ter um parque", justifica, referindo-se à inclusão no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, que subsidia boa parte da iniciativa.

Havendo a participação ativa dos sete municípios, Aidan afirma que vai ceder seu projeto para o grupo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;