Setecidades Titulo Trânsito
Ponte que cedeu em
Sto.André será refeita

Previsão é que obras na Avenida dos Estados sejam feitas em
6 meses; intervenção custará aproximadamente R$ 5 milhões

Cadu Proieti
Camila Galvez
16/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André anunciou que irá reconstruir a ponte que cedeu na rotatória da Avenida dos Estados sobre o Rio Tamanduateí, localizada próxima aos viadutos Adib Chammas e Pedro Dell'Antonia, na região central da cidade. A previsão inicial é de que as obras terão duração de seis meses. O trecho continuará interditado durante o período. A intervenção custará aproximadamente R$ 5 milhões aos cofres municipais.

De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra (PSD), o que causou deslocamento de quase um metro no asfalto foi infiltração resultada pelo estreitamento do curso do rio. Há cerca de dois anos, a Prefeitura realizou obras na ponte. O Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo) também realizou intervenções de contenção das margens do Rio Tamanduateí, no ano passado.

"Não queremos fazer obra paliativa. Já houve trabalho no trecho e, agora, vimos que o resultado não foi efetivo. Estamos procurando solução definitiva. Essa é a opção mais correta.", disse o secretário. A Prefeitura não soube informar quanto foi gasto nas intervenções realizadas na ponte há dois anos.

O Daee se isentou de culpa sobre o deslocamento da via e informou que todos os problemas estruturais no sistema viário são de responsabilidade da administração municipal.

Paulinho não descartou a hipótese de queda total da ponte. "A estrutura foi comprometida. Ainda estamos fazendo análise aprofundada, mas já temos noção de que a base foi afetada profundamente. Por uma questão técnica, é mais seguro refazer, de forma mais alta, o trecho."

Enquanto as obras são realizadas durante os seis meses, o tráfego local, que é congestionado em horários de pico, será direcionado para outras rotas (veja no mapa abaixo). "Mesmo com todas as medidas, não vamos conseguir deixar o trânsito local como era, quando a ponte estava aberta. Vamos buscar o menor impacto possível", disse o secretário.

O sistema de transporte público que passa pelo trecho, como linhas de trólebus intermunicipais e ônibus municipais, será alterado durante as intervenções.

Prefeitura visa parceria com Estado para melhorias na avenida

De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos de Santo André, Paulinho Serra, uma das ações previstas nas obras de reconstrução da ponte que cedeu é o alargamento das margens do Rio Tamanduateí, que passa por baixo do trecho viário. Como o rio é de responsabilidade do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado ), a intenção é procurar o governo estadual para realização de obra conjunta.

"Queremos parceria com o Estado para não pararmos só no conserto dessa ponte. Esperamos que, a partir desse trabalho, possamos conquistar melhorias em toda extensão da Avenida dos Estados em Santo André, nos maiores gargalos da via existentes na cidade", disse o secretário.

Paulinho disse que, no início do ano, acompanhou o prefeito Carlos Grana (PT) em reunião com o secretário chefe da Casa Civil do Estado, Edson Aparecido (PSDB), e uma das pautas do encontro foi a recuperação da Avenida dos Estados. "É uma via que atende não só o Grande ABC, mas toda a Região Metropolitana. Então, vamos brigar para não ficar só nessa obra emergencial e, quem sabe, conseguirmos revitalizar a avenida nos próximos anos."

Em janeiro, o governo estadual anunciou a contratação do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para fazer diagnóstico na Avenida dos Estados, incluindo trechos de asfalto danificados por infiltrações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;