Política Titulo Atuação em bingo
Minami é julgado hoje por suposta compra de votos
Por Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
26/11/2012 | 07:33
Compartilhar notícia


 

O presidente da Câmara de São Bernardo, Hiroyuki Minami (PSDB), será julgado hoje por suposto crime de compra de votos e abuso de poder econômico. Se condenado, o tucano, que foi reeleito para o quinto mandato, pode ter o registro de candidatura cassado e ficar fora da legislatura 2013-2016.

O MPE (Ministério Público Eleitoral) apresentou representação contra Minami na 174° Zona eleitoral da cidade. O tucano participou em 1° de setembro de bingo promovido pelo Grupo Sempre Mulher, do qual é um dos fundadores, no salão da capela Imaculada Conceição, no Jardim Hollywood.

Quem comprou o convite para o evento pagou R$ 10, ganhando uma caixa com salgados e doces e cartelas de bingo. Nas caixas estava estampado o logotipo do grupo, igual ao utilizado na campanha de Minami, e o endereço do site do parlamentar.

Fotos da atividade foram divulgadas no perfil do vereador no Facebook, em que Minami conversa com os participantes e acompanha a entrega de prêmios, como panelas e forno de micro-ondas. As fotos foram agregadas ao processo, mas retiradas da internet após o início da ação judicial.

O Ministério Público Eleitoral argumenta que Minani infringiu os artigos 39, inciso 6°, e 41 da Lei Eleitoral. O primeiro veta a distribuição de brindes ou bens que possam proporcionar vantagem ao eleitor. O outro considera crime eleitoral prometer ou entregar ao eleitor bem ou vantagem para receber voto.

Ao apresentar sua defesa, Minami argumentou que os bens utilizados no bingo não foram comprados por ele, e que em nenhum momento pediu voto durante o bingo.

O tucano alegou ainda que sempre participa das atividades do Grupo Sempre Mulher, que atua na cidade há mais de dez anos.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;