Setecidades Titulo Civismo
Polícia comemora Dia da Bandeira
Por Drielly Gaspar
Especial para o Diário
20/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Instituído há mais de um século, o Dia da Bandeira foi comemorado ontem no 40º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana, em São Bernardo. O organizador da cerimônia, segundo sargento Borba, afirma que o Dia da Bandeira é uma maneira de lembrar e demonstrar o amor à Pátria. "É um evento importante para que haja o resgate do patriotismo e da cultura do País", enfatiza.

Além do culto ao símbolo nacional, é comum que neste dia haja o descarte das bandeiras que não estão mais em condições de uso. Como regra, as antigas devem ser entregues à Polícia Militar para que sejam incineradas.

É previsto em regulamento que o policial mais antigo da unidade faça a queima. O comandante do batalhão, tenente coronel Mauro, afirma que se trata de uma homenagem e agradecimento ao policial pelos serviços prestados. "O ato também mostra a importância dele perante a corporação e a comunidade", destaca.

O primeiro sargento Faccio, que está na polícia há 31 anos e meio, se diz emocionado pela oportunidade. "Eu me sinto homenageado. Por menor que seja o acontecimento, fico feliz por, além de tudo, representar todo o efetivo", comenta, sorridente.

O comandante do batalhão encerrou seu discurso durante a cerimônia de comemoração pedindo que todos refletissem sobre o significado da bandeira. "Ela carrega em si, desde o projeto inicial até a versão atual, séculos de história, luta e desejo por uma sociedade mais humana, justa e progressista."

A data passou a ser comemorada após a Proclamação da República, em 1889. Com o fim do período imperial (1822-1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares, que permanece até hoje.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;