Setecidades Titulo Tradição
Moradora paga promessa em encontro de Folia de Reis

Liomar Tavares segura tradicional bandeira para agradecer pela vida após susto em 2013

Por Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
06/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O quarto encontro de Folia de Reis de São Bernardo, realizado ontem no Parque da Juventude Città Di Maróstica, foi especial para a comerciante Liomar Gonçalves Tavares, 58 anos. Desta vez a moradora da cidade, que acompanha todos os anos a festa religiosa, foi agradecer pela vida.

Ela passou 15 dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) após sofrer AVC (Acidente Vascular Cerebral) e tromboembolismo pulmonar bilateral no dia 3 de setembro de 2013. “Se me recuperasse, eu e meu irmão seguraríamos a bandeira (da Sagrada Família) na Folia de Reis para agradecer a graça alcançada.”

Como a comerciante não podia ir à casa do irmão, Jair Gonçalves, em General Salgado, no interior de São Paulo, nem ele vir à São Bernardo, combinaram de cada um pagar a promessa nas suas cidades.

Foi a filha Regiane Gonçalves Tavares, 31, que contou a história para a organização, que fez questão de chamar a comerciante no palco durante a apresentação da Folia de Reis Unidos dos Marinheiros, de Itaú de Minas, em Minas Gerais. “Foi uma emoção muito forte segurar a bandeira. Nem os médicos acreditam como sobrevivi. O caso até virou estudo no hospital”, conta Liomar, com os olhos marejados.

Além dos agradecimentos e pedidos da população, muitas pessoas foram surpreendidas com a tradicional festa interiorana na região. “Não sabia que ainda celebravam o Dia de Reis (comemorado hoje). Acho importante, porque as novas gerações não dão valor para as tradições”, diz a empregada doméstica Lucilene Assunção de Brito, 34, de Diadema, que estava com a filha no parque.

FESTEJO

A celebração católica, que encerra os festejos natalinos, começou por volta das 11h, com missa lotada na Paróquia Santíssima Virgem. Nem mesmo o sol forte desanimou os fiéis e foliões, que seguiram animados em procissão pela Avenida Lucas Nogueira Garcez até o Parque da Juventude, onde sete grupos realizaram apresentações musicais.

Para o chefe da Seção de Difusão Artística e Cultural da Prefeitura de São Bernardo, Kedley Correa de Moraes, o importante é manter viva a tradição. “O objetivo de cada encontro é promover evento que respeite a religião e reúna várias gerações para que possam preservar costumes tão importantes, que parecem se perder ao longo dos anos.”

Foliões falam sobre a paixão e o desafio de manter a tradição

Preservar a tradição religiosa é o que mantêm os grupos de folias na luta e sempre unidos. “O desafio é a falta de participação dos filhos e netos. O costume tem se perdido e eventos como esse, com o apoio do poder público, ajudam a resgatar a folia, que simboliza o nascimento de Cristo”, afirma Pedro Baldoino, 63 anos, coordenador da Folia de Reis Alto do Baeta Neves, de São Bernardo – que surgiu em 1949.

O aposentado Sebastião Aparício, 77, de Itaú de Minas, em Minas Gerais, orgulha-se ao dizer que viaja para levar à Unidos dos Marinheiros para outras cidades. Foram sete horas de ônibus até São Bernardo, mas o cansaço passou longe. “Se a gente não incentivar não tem jeito. Temos que cultivar as nossas raízes.”

Há seis anos na Cia. Esplendor do Oriente, de São José dos Campos, interior de São Paulo, a dona de casa Maria de Lourdes da Silva, 51, se emocionou ao subir ao palco durante a apresentação. “É a primeira vez que visitamos a cidade e ficamos até arrepiados com a presença de tantas pessoas. Por isso, sempre falo que os jovens não podem deixar morrer essa cultura.”

Após a morte do pai, o coletor Aparecido de Lima, 35, presidente da Estrela Guia, de São Bernardo, tem a missão de continuar o legado de 30 anos do grupo. “Foi através dos meus pais que soube da importância. Só tenho a agradecer por conseguir muitas graças, como emprego e saúde.”

Quem também segue os passos da família desde cedo é Jean, 9. Ele é o bastião, também conhecido como palhaço, que veste roupas coloridas e anima o público. “Aprendi o significado da data e gosto de participar.”
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;