Internacional Titulo
Hill afirma que discussões com Coréia do Norte não avançaram
Por Da AFP
23/12/2006 | 08:25
Compartilhar notícia


O enviado dos Estados Unidos às discussões a seis sobre o tema nuclear norte-coreano, Christopher Hill, descreveu neste sábado as negociações em Pequim como um "pequeno desengano".

Hill, que falou com a imprensa em seu hotel em Pequim, antes de pegar o avião para os Estados Unidos, disse que não houve progressos nas longas negociações durante a semana, as primeiras desde que o regime de Pyongyang boicotou o diálogo, há 13 meses.

"Longas, um trabalho muito duro, um pequeno desengano. Tenho que ser honesto com vocês porque esperávamos conseguir um progresso real", disse o responsável americano.

"Agora, analisaremos isto na próxima semana, em Washington. Vamos respirar e pensar o que fazer".

As conversações terminaram na sexta-feira, após cinco dias de reuniões que sequer levaram a uma data para o próximo encontro.

Estados Unidos e Coréia do Norte se acusam mutuamente pelo fracasso.

As negociações foram bloqueadas após a rejeição dos norte-coreanos de ir mais além enquanto Washington mantiver as sanções impostas no ano passado, quando Pyongyang teve milhões de dólares congelados em um banco de Macao.

O emissário norte-coreano, Kim Kye Gwan, criticou a atitude "hostil" dos americanos e Hill se queixou do fato de Kim não ter autoridade suficiente para negociar.

Os seis países envolvidos nas conversações (China, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Estados Unidos, Japão e Rússia) emitiram um comunicado desejando que o foro, estabelecido há três anos, chegue ao objetivo de livrar a península coreana da ameaça atômica.

Perguntado sobre quando voltará à mesa de negociações, Hill disse: "Desejo que a delegação da República Democrática Popular volte a Pyongyang para chegar a um acordo sobre suas diretrizes".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;