Internacional Titulo
EUA preparam teste de segurança aérea às vésperas do 11/9
Por Do Diário OnLine
Com Agências
10/09/2002 | 00:45
Compartilhar notícia


Às vésperas do aniversário de um ano dos atentados terroristas contra Nova York e Washington, as Forças Armadas dos Estados Unidos preparam um grande teste de defesa antiaérea, envolvendo baterias de mísseis terra-ar, caças F-16 e aviões Awacs (aeronaves equipadas com radar).

Os exercícios, denominados "Clear Skies II" (céus limpos, em inglês), começaram na segunda-feira com a instalação de lança-mísseis Avenger em um veículo Humvee no Pentágono (Washington), contou o tenente coronel Ken McClellan. Os caças F-16 e os AWACS participarão de manobras até o próximo sábado, acrescentou o militar.

As manobras são organizadas pelo Comando de Defesa da América do Norte (Norad) e elas contarão com a participação de 300 membros da Força Aérea, Exército, Marinha, Polícia de Fronteiras, Administração Federal de Aviação (FAA) e Serviço Secreto, disse McClellan.

O militar acrescentou que os exercícios irão incluir restrições de vôo sobre a capital, Washington, mas que "está planejado, em conjunto com a FAA, para que tenha o menor impacto possível no trânsito aéreo".

Os atentados de 11 de setembro mostraram que os militares americanos não estavam preparados para um ataque aéreo semelhante, e desde então o Norad tem instalado um sistema de alerta que inclui patrulhas aéreas no caso de qualquer ameaça.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;