Memória Titulo
Mário de Andrade e Luís Martins. Conhecem?

Um acontecimento que praticamente passou em branco na mídia: os 65 anos da morte de Mário de Andrade, que foi poeta, romancista, crítico...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/03/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Um acontecimento que praticamente passou em branco na mídia: os 65 anos da morte de Mário de Andrade, que foi poeta, romancista, crítico de arte, musicólogo, professor universitário, ensaísta com atuação nacional, aquele que liderou o movimento modernista e foi reconhecido como um dos mais importantes intelectuais brasileiros do século 20.

Mário Raul de Morais Andrade, paulistano, morreu na sua cidade em 25 de fevereiro de 1945, aos 52 anos.

E onde fomos encontrar essa informação? Num livro belíssimo, já apresentado aqui em Memória, Luís Martins: um cronista de arte em São Paulo nos anos 1940, organizado por Ana Luísa Martins (sua filha) e José Armando Pereira da Silva, outro intelectual importantíssimo e que já atuou no Diário. A edição do livro é do MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo.

Em suas crônicas, Luís Martins cita várias vezes Mário de Andrade, inclusive quando da morte do amigo: "Mário de Andrade deixa uma obra de valor monumental, que é uma culminância ilustre na pobreza da nossa vida literária. Julgo a sua perda tão pesada para a nossa intelectualidade quanto, há 37 anos, o foi a de Machado de Assis" (p. 183).

Desde que ganhamos um exemplar do livro de Luís Martins, entregue pessoalmente pelo amigo Zé Armando, ficamos imaginando uma forma de utiliza-lo mais vezes. A notícia sobre Mário de Andrade abre uma luz. Outros nomes importantes da arte brasileira estão neste livro monumental (para usarmos o termo que Luís Martins usou para falar de Mário de Andrade). É obrigação nossa lembrar de todos eles, não meramente como uma homenagem, mas visando, principalmente, as novas gerações, que precisam conhece-los mais.

Também as ilustrações de hoje foram buscadas no livro de Ana Luísa Martins e José Armando.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. A obra do violonista e compositor Hélio Sindô (Senador Pompeu, CE, 7-10-1919 - São Paulo, SP, 09-5-2005). Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740). Quinta Avenida. Hoje: Big Band do saxofonista Tony Pastor; entre os cantores, Eddie Fisher; amanhã o cantor Al Hibbler. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br.

Eldorado AM (700). Brasil em Todos os Tempos. A história da moda no Brasil: o rebolation da Bahia, que mistura funk e música eletrônica; os costumes que envolvem vestuário, cabelo, perfumaria e até gastronomia. Âncora e apresentador, Geraldo Nunes; apoio, Valéria Rambaldi. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. A história do compositor Julinho da Adelaide, um dos pseudônimos utilizados por Chico Buarque para driblar a censura do regime militar. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Audição com Anísio Silva, que foi operário em santo André. Ele canta Sonhando contigo, composição própria, a pedido da ouvinte Adélia Faria de Campos, de São Miguel Paulista. E mais: Demônios da Garoa, com Samba do Arnesto (Adoniran Barbosa) e Wilma Bentivegna, Hino ao Amor (versão de Odair Marzano). Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

Pérola da Serra (87,5). Reminiscências. Notas e casos de Ribeirão Pires. Com Américo e Lina Del Corto, Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

Trabalhadores

Nascem em 6 de março:

1892 - Francisco M. Ressurreição nasce em Portugal. Foi foguista da indústria Santana.

1900 - Raymundo E. Martins nasce em Granada, Espanha. Foi encarregado de fabricação da Rhodia Química e residia na Rua Bolívia, 457, Parque das Nações.

1901 - Mercedes Lezano, espanhola, empacotadora da Atlantis e residente na Vila Alpina.

1922 - Maria Camitri nasce em Cajuru (SP). Auxiliar de laboratório da Rhodia Química. Residência: Rua Abolição, 285.

1926 - Ana Grimária Miguel nasce em Guaxupe (MG). Servente da Rhodia Química. Residência: Rua Suíça, 487, Parque das Nações.

Fonte - Primeiro livro de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

News Seller

Domingo, 6 de março de 1960

Manchete - Ocara Clube com os galardões da vitória

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 6 de março de 1980

Campanha salarial - Anapemei (Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas Industriais) quer evitar greve dos metalúrgicos; Grupo 14 da Fiesp diz que não existe tendência para a greve.

Grande ABC - Estado destina verba para o Corredor ABD, obra que interligará Santo André, São Bernardo e Diadema.

Santo André - Figueiras centenárias ameaçadas de extinção na Chácara Pignatari.

São Bernardo - Temporal atinge o bairro Demarchi e inunda área.

São Caetano - Não há surto de febre tifóide.

Homenagem - Tetsuo Luiz Murakami e José Mantovani foram eleitos comerciante e industrial do ano 1979 em Santo André. A promoção foi da Acisa (Associação Comercial e Industrial).

EM 6 DE MARÇO DE...

1970 - Instalada em Santo André a Unidade Regional Polivalente da Secretaria do Trabalho do Estado destinada a prestar assistência aos trabalhadores.

SANTOS DO DIA

Marciano, Cônon, Olegário e Rosa de Viterbo.

O calendário litúrgico de 1958 traz as estampas das santas Perpétua e Felicidade.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;