Internacional Titulo
Detectada nova cratera no vulcão italiano Stromboli
Da AFP
09/03/2007 | 20:56
Compartilhar notícia


Uma nova cratera foi detectada nesta sexta-feira nos flancos do vulcão Stromboli, que se encontra em fase de plena atividade desde 27 de fevereiro, o que obriga a população a continuar respeitando as medidas de segurança, informou a Defesa Civil italiana.

"A nova cratera fica a 500 metros de altitude sobre o nível do mar e está abundantemente alimentada de lava", disseram os vulcanologistas que monitoram o Stromboli, um dos vulcões mais ativos da Europa, situado no arquipélago das ilhas Eólicas, ao norte da Sicília.

A população foi novamente alertada para não descer a menos de dez metros de altitude em relação ao nível do mar para não se expor aos riscos de um eventual tsunami.

Três novas fendas pelas quais saía abundante lava se abriram em 27 de fevereiro, o que levou à evacuação de várias casas.

O deslizamento de rochas e lava para o mar pode causar um maremoto, como aconteceu em dezembro de 2002, quando dois milhões de metros cúbicos de rochas alcançaram o mar, gerando uma grande onda em volta da ilha e provocando importantes danos materiais.

A ilha Stromboli acolhe cerca de 400 moradores, enquanto que 6.000 turistas a visitam anualmente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;