Internacional Titulo
Militares dos EUA constroem campos de prisioneiros no Iraque
Da AFP
22/03/2003 | 16:26
Compartilhar notícia


Sacos de alimentos rasgados podiam ser vistos esparramados na areia do deserto no Sul do Iraque, onde os prisioneiros de guerra iraquianos esperavam neste sábado para serem levados em caminhões a campos provisórios do exército dos Estado Unidos.

Marines americanos ordenavam a um contingente de 149 prisioneiros que permanecessem sentados, sem se mover, no perímetro delimitado na areia por folhas de papel, onde passaram a noite.

Com o rosto sem barbear, alguns homens usavam roupas de camuflagem ou o uniforme verde-oliva, enquanto outros apresentavam-se com a vestimenta tradicional dos habitantes do Golfo.

De quando em quando, os marines autorizavam os prisioneiros iraquianos a ficarem de pé, um por um, para darem alguns passos, antes de retornarem à prisão improvisada no deserto.

"A maioria se rendeu às tropas americanas no momento em que corremos para eles", declarou o sargento de artilharia Dan Ferguson, do segundo batalhão do quinto regimento de marines.

O batalhão de Ferguson havia cercado os iraquianos na região produtora de petróleo de Rumeila, a Oeste da cidade iraquiana de Basra, no Sul, no primeiro dia de conflito no Iraque.

Mas os prisioneiros devem ser rapidamente entregues a outros militares americanos para permitir que a infantaria de Ferguson e os tanques de assalto possam continuar avançando para Bagdá.

Entre os detidos, há 124 soldados e 17 civis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;