Economia Titulo
Indícios de informação privilegiada da ANP serão investigados
Do Diário Online
Com Agências
18/03/2003 | 14:53
Compartilhar notícia


Os senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovaram na reunião desta terça-feira requerimento do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci, solicitando informações sobre as operações financeiras decorrentes da divulgação, pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), da descoberta de um novo poço de petróleo em Sergipe. A divulgação aconteceu na semana passada e, de acordo com Valadares, existem indícios de vazamento de dados privilegiados para alguns investidores da Petrobras.

Valadares disse que ficou muito satisfeito com a notícia da descoberta de um poço gigante de petróleo no Sergipe, mas está com dúvidas quanto ao fato de existirem informações conflitantes sobre a real capacidade do novo poço. De acordo com o senador, enquanto a ANP indica uma capacidade produtiva de 1 bilhão e 900 milhões de barris, alguns especialistas apontam uma capacidade equivalente a até 45% desse total.

Ele também questiona a decisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de não investigar as operações financeiras decorrentes do anúncio da ANP, sob a alegação de que não ocorreram variações consideráveis no volume dessas operações em relação à média mensal. Por isso,Valadares pediu dados sobre a média do volume de negócios registrados nos cinco dias anteriores e nos cinco dias posteriores ao anúncio da descoberta e ainda sobre a média dos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano.

Segundo o senador, existem informações de que no dia anterior ao anúncio houve um acréscimo de 45% no volume de negócios da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) em relação ao volume médio do mês de fevereiro. “A notícia dada pela ANP fez subir as ações da Petrobras e muitos ganharam - acentuou Valadares, acrescentando que sua intenção é entender as ações administrativas tomadas pela agência na divulgação da nova descoberta.

Apoio - O líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), elogiou a iniciativa de Valadares e afirmou que o governo federal dará todo tipo de apoio a apurações dessa natureza. Para ele, o que está em discussão neste caso é se houve algum tipo de especulação promovida por uma agência reguladora. “ O governo não vai tolerar esse tipo de manobra. Está mais do que na hora de o Brasil ter uma posição firme para impedir ações dessa ordem. Existem indícios de manobras que podem ter causado prejuízo a vários investidores”, afirmou Mercadante.

Com informações da Agência Senado




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;