Cena Política Titulo
Chicão sai da base do PT e vai para o PTB
Por Raphael Rocha
18/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente do Sintetra (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Grande ABC), Francisco Mendes da Silva, conhecido como Chicão, se filiou recentemente no PTB, em convite direto do presidente paulista da sigla, o deputado estadual Campos Machado. Por anos foi alinhado ao PT, apoiou nomes do petismo em eleições no Grande ABC – em Santo André, se engajou nas campanhas de Carlos Grana ao Paço –, mas agora começou a traçar rumo próprio. Chicão deve ser candidato à prefeitura da cidade de Sandovalina, na região de Presidente Prudente, no Interior. Porém, essa articulação traz reflexos em Santo André. Isso porque o PTB, de Campos e agora de Chicão, está na órbita do prefeito andreense Paulo Serra (PSDB). Chicão e seu sindicato sempre trouxeram peso importante às campanhas petistas. Provavelmente, empenharão esforços para Paulo Serra, que tem como vice um petebista: Luiz Zacarias.

BASTIDORES

Crise
O PT de Santo André entrou em ebulição ontem. As declarações do atual presidente do partido, José Paulo Nogueira, para evitar prévias e sinalizando que somente os vereadores Bete Siraque, Eduardo Leite e Willians Bezerra estão no páreo para representar o petismo nas urnas geraram revolta no grupo ligado ao militante Erick Eloi, que também se coloca como pré-prefeiturável. Houve troca de farpas em grupo do PT de Santo André no WhatsApp. Zé Paulo decidiu até mesmo deixar a comunidade virtual diante de tamanha repercussão. Do outro lado, Eloi se diz vítima de fake news interna, afirmando que recebeu mensagens de que teria retirado sua candidatura. Eloi declarou, em vídeo nas redes sociais e em um campo de futebol, que um amigo dele, filiado ao PT mas que está em Las Vegas, nos Estados Unidos, havia alertado.

Possibilidade
Foi ventilado ontem o nome do vereador Ricardinho da Enfermagem (PTB), de Mauá, para assumir a Secretaria de Saúde no governo de Atila Jacomussi (PSB). Inclusive, foi criada uma campanha virtual para que o petebista deixasse o Legislativo e ingressasse no primeiro escalão. Porém, a possibilidade já foi descartada no núcleo do governo do socialista. Isso porque o primeiro suplente de Ricardinho é o ex-vice-prefeito Paulo Eugenio Pereira Junior (PT). Assim, Atila tiraria um governista da casa e daria espaço para um oposicionista – o petista, aliás, é um dos mais críticos do mandato de Atila. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;