Economia Titulo Fim da novela
Caoa vai assumir fábrica da Ford em São Bernardo

Governo do Estado divulga hoje detalhes da transição; investimento deve passar do R$ 1 bi

Raphael Rocha
Do dgabc.com.br
03/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O governo do Estado confirma hoje, em evento à tarde no Palácio dos Bandeirantes, que a Caoa vai adquirir a fábrica da Ford, no bairro Taboão, em São Bernardo.

Detalhes foram acertados ontem pela manhã. A direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC se reuniu com o comando da Caoa para pleitear transição de funcionários entre as empresas. A Caoa não se pronunciou a respeito do caso.

Representante dos carros Chery, a Caoa, do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, tem pretensão de entrar no mercado de pesados e aproveitar as instalações da Ford em São Bernardo. A localização ainda é considerada ponto-chave da negociação – perto da Via Anchieta, para escoar a produção.

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o investimento passará da casa do R$ 1 bilhão. Isso porque o parque fabril da Ford é considerado mais ultrapassado na comparação com as demais montadoras – muitas já adaptadas à indústria 4.0.

Tanto que a Caoa solicitou aporte do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Em um primeiro momento, o banco estatal mostrou resistência em liberar recursos para modernização da fábrica.

A Ford anunciou o encerramento das atividades em São Bernardo em fevereiro, dizendo que ficaria no município até novembro. À época do anúncio, eram 3.000 trabalhadores, que atuam na produção das linhas Cargo, F-4000, F-350 e Fiesta. O New Fiesta deixou de ser produzido e 700 colaboradores foram desligados no mês passado.

Em nota, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, o Wagnão, confirmou reunião pela manhã com a direção da Caoa. Disse que pediu a absorção de funcionários. “(A discussão foi) Com a direção da empresa sobre condições trabalhistas para a contratação de trabalhadores impactados pelo fechamento da unidade da Ford, caso a aquisição da planta de São Bernardo seja efetivada”, informou a entidade.

“Acompanhamos de perto a resolução desse assunto, estamos conversando com a direção da Caoa no sentido de garantir os direitos dos trabalhadores que serão contratados. Esperamos que a aquisição seja concluída em breve para que nossos companheiros e companheiras possam dar continuidade à vida profissional”, disse o presidente da entidade, em material divulgado pela imprensa.

Na mesma nota, o sindicato diz que “as negociações estão avançadas” entre Caoa e Ford. O encontro reuniu Ivan Witt, diretor de recursos humanos da Caoa, Adauto de Oliveira e Cláudio Machado, representantes sindicais na Ford, Wagnão e Rafael Marques, ex-presidente do sindicato.

Ainda sobre o reaproveitamento de demitidos da Ford, a GM (General Motors) já assinou protocolo de intenções para criar lista de prioridade na admissão. A Mercedes-Benz declarou ser possível adotar o mesmo critério. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;