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Extra investe R$ 150 mi e lança novo conceito de supermercado
Por Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
12/07/2007 | 07:05
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O cenário de estabilidade econômica e inflação sob controle desencoraja gigantes do setor supermercadista a investir em construção de megalojas – unidades antes sustentadas pelas tradicionais compras do mês.

Neste sentido, o Grupo Pão de Açúcar reposiciona sua marca a partir do Grande ABC e lança a bandeira Extra Perto, de unidades menores, com até 3 mil m², e focadas nos consumidores de bairro.

Dentro desta nova estratégia de mercado, Santo André será pioneira. Uma loja Extra Perto será inaugurada nesta quinta-feira, às 8h, onde antes funcionava o Pão de Açúcar Ipiranguinha.

O pontapé inicial será dado pelo próprio dono da rede, Abílio Diniz. O ponto-de-venda é o primeiro entre 10 unidades que serão abertas neste ano. O investimento total é de R$ 150 milhões, sendo R$ 15 milhões para cada supermercado.

“É a tendência do varejo no País. Os hábitos de consumo estão mudando e cada vez mais crescem as compras picadas”, diz o diretor executivo da rede Extra, Hugo Bethlem. “Isso nos motiva a investir em lojas menores, próximas, aconchegantes, mais convenientes e que atendem às necessidades do consumidor”, completa o executivo.

A unidade Extra Perto Ipiranguinha abre as portas com 15 check outs (caixas) e 120 empregados diretos – acima dos 80 funcionários do antigo Pão de Açúcar – e 200 indiretos. Segundo o diretor regional da rede, Kiyoshi Taneno, 90% dos colaboradores integram o programa Primeiro Emprego, lançado pelo governo federal.

Concorrência - A inauguração de mais um Extra em Santo André consolida o Grande ABC como campo de batalha de redes supermercadistas. Em frente à loja Ipiranguinha funciona uma unidade da Coop (Cooperativa de Consumo), que lançou recentemente a bandeira Coop Zapt, com proposta semelhante a do Extra Perto.

Principal concorrente da rede da família Diniz, o Carrefour – que assumiu a liderança do ranking nacional ao comprar o Atacadão neste ano – segue a mesma tendência. A companhia aposta na bandeira Carrefour Bairro para ampliar a participação no mercado brasileiro.

Apesar da forte disputa, o diretor executivo do Extra garante que há espaço para todos. “A concorrência só nos motiva. Este novo conceito é uma solicitação do consumidor moderno. A recuperação da liderança será uma conseqüência natural”, completa.



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