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FIA introduz mudanças no regulamento da Fórmula 1 para 2007
Por Da AFP
15/03/2007 | 14:16
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A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) introduziu mudanças nos regulamentos técnico e esportivo do Mundial 2007 de Fórmula 1, que começa no dia 18 de março na Austrália, em Melbourne. A seguir as principais medidas:

Regulamento Esportivo:

Artigo 19:
Terceiro piloto, mas não terceiro carro. "Cada equipe poderá fazer com que um terceiro piloto participe nos P1 e P2 (treinos livres 1 e 2)". Não haverá um terceiro carro para nenhuma das equipes inscritas e o terceiro piloto deverá utilizar um dos dois carros que participarão da corrida no final de semana. O papel deste terceiro piloto será reduzido, já que as equipes aparentemente preferirão deixar os titulares treinarem ao máximo para que se familiarizem com a pista.

Artigo 25: Marca única de pneus. "A marca (Bridgestone) deve equipar 100% das equipes inscritas e fornecer para todas estas equipes pneus em quantidade e qualidade iguais durante todo o ano". Cada piloto contará no final de semana de corrida com 14 jogos de pneus lisos, cinco de chuva e quatro de chuva extrema. Em cada final de semana de Grande Prêmio, a Bridgestone fornecerá dois tipos de pneus para pista seca: um duro e outro mole. Cada um destes dois tipos usados por GP deve também ser "facilmente distinguido do outro quando o carro estiver na pista".

A FIA quer deste modo que a Bridgestone marque os pneus com o objetivo de que espectadores e telespectadores possam a todo momento conhecer a estratégia da equipe em matéria de pneus. Na sexta-feira, ao término do P1 e P2, cada piloto deverá devolver dois pares de cada especificidade de "seco". E contará no P3 (treinos livres 3) de sábado com 10 jogos de pneus para pista seca, mas deverá ainda devolver "um jogo de cadaespecificidade de "seco" antes do início dos treinos classificatórios. Cada piloto terá apenas a sua disposição quatro jogos de pneus "moles para seco" e quatro jogos de pneus "duros para seco" para os treinos classificatórios e para o GP.

E durante a corrida, "cada piloto deve utilizar pelo menos um jogo de cada uma das duas especificidades de "seco". Esta última medida faz com que pilotos e equipes precisem ter uma dose de sorte, já que os carros serão preparados com o objetivo de funcionar o melhor possível com um dos tipos de pneus e seu funcionamento com o segundo será portanto mais aleatório.

Artigo 28: Um motor para dois fins de semana ... encurtados. Como em 2006, os motores deverão suportar dois finais de semana de corrida. Mas ao contrário do ano passado, a jornada de sexta-feira não contará no "final de semana de corrida" e será portanto um verdadeiro dia de treinos privados.

Artigo 32: Ampliação dos P1 e P2. Cada uma das duas primeiras sessões de treinos livres de sexta-feira passa de 60 para 90 minutos. A duração do P3 continua sendo de 60 minutos.

Apêndice 4: Motor com as características do final de 2006. Para as temporadas 2007 a 2010, os motores utilizados pelas escuderias serão aqueles cujas especificidades existiram no Grande Prêmio da China de 2006. Apenas as modificações periféricas no bloco poderão ser feitas durante o período 2007-2010, salvo acordo da FIA para rupturas crônicas.

Regulamento técnico:

Artigo 4: Peso mínimo aumentado em cinco kg. "O peso mínimo do carro não deve ser inferior a 605 kg durante toda a corrida (P1, P2, P3, Cl e GP)". Antes, o peso mínimo era de 600 kg, com exceção dos classificatórios, quando era de 605 kg.

Artigo 5: Motor limitado. Os motores homologados pela FIA em sua última versão serão limitados a 19 mil rotações por minuto, o que equivale a uma perda de 900 rotações por minuto para os melhores.




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