Economia Titulo
Metalúrgicos da Ifer, de Diadema, retomam greve
Por Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
18/07/2007 | 07:04
Compartilhar notícia


Os trabalhadores da Ifer, metalúrgica de Diadema, estão em greve novamente para reivindicar PLR (Participação nos Lucros e Resultados). A nova proposta oferecida pela empresa sobre o abono não foi aprovada mais uma vez pelos funcionários.

Há 10 dias, os 550 metalúrgicos fizeram a primeira paralisação por causa da PLR. A Ifer queria pagar a primeira parcela apenas em novembro, enquanto os trabalhadores querem o valor de R$ 400 – metade do abono de R$ 800 – ainda neste mês.

Nesse período, o sindicato negociou com a metalúrgica, mas a empresa apenas ofereceu adiantar o pagamento da primeira parte para outubro, o que ainda descontenta os trabalhadores e provocou a paralisação ontem.

Segundo o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Davi Lima Carvalho, os trabalhadores já tinham dado o prazo de 30 dias para uma proposta melhor antes mesmo dos 10 últimos para negociação. “Não houve consenso. Foram várias conversas sem nenhum entendimento”, diz.

O sindicalista conta que a empresa alega que não há recursos financeiros para o pagamento da PLR neste mês. “Agora, a negociação vai para a DRT (Delegacia Regional do Trabalho). Acho que eles vão tentar nos convencer da proposta lá”, comenta Carvalho.

A reunião com as autoridades trabalhistas será na quinta pela manhã. Contudo, o sindicato se mostra firme em manter a greve se a reivindicação não for atendida. “Estamos preparados para período de greve maior ainda do que a Ifer espera”, afirma Carvalho.

Na última greve, os trabalhadores conseguiram a troca do plano de saúde, o qual a empresa havia transferido sem consultar os funcionários. Procurado pela reportagem, o responsável da Ifer pelas negociações não foi encontrado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;