Cultura & Lazer Titulo
Shows destacam trabalho de guitarristas famosos
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
18/07/2007 | 07:01
Compartilhar notícia


Pronto para disparar seus riffs de guitarra, o músico Lúcio Maia, do grupo Nação Zumbi, sobe ao palco do Sesc Santo André, nesta quarta, às 20h. O show integra a programação do projeto Influências Elétricas, que pretende dar visibilidade aos trabalhos paralelos de guitarristas renomados no cenário musical. Os ingressos vão de R$ 4 a R$ 10.

Maia lança o primeiro CD de sua nova empreitada, o projeto Maquinado. Intitulado Homem Binário, o álbum representa uma síntese da fértil trajetória do instrumentista, revisitada em 11 faixas.

Mas, apesar de assinar todas as canções do disco, e ter se responsabilizado pelo processo de produção, ele não abre mão das colaborações de seus companheiros de banda.

Na noite desta quarta, se apresenta acompanhado pelo baixista Dengue e pelo percussionista Toca Ogam. O DJ PG, integrante do Mamelo Sound System, comandará as pick-ups. Também devem participar do concerto o vocalista do Nação Zumbi, Jorge du Peixe, e o cantor Rodrigo Brandão, do Mamelo.

Inspiração - O processo de composição de Homem Binário foi iniciado há cerca de três anos, quando Maia e Du Peixe finalizaram as composições da trilha-sonora do filme Amarelo Manga, do diretor Cláudio Assis. No campo conceitual, o guitarrista mostra-se ainda muito ligado ao seu grupo de origem.

Exemplo disso é sua busca por inspiração em fontes tecnológicas. O título do CD faz referência à linguagem dos chips de computadores, transcrita por meio de códigos binários.

No quesito sonoro, Maia elaborou um repertório que abriga múltiplas vertentes. Há espaço para o dub, corrente psicodélica do reggae. O hip hop é reverenciado na faixa Não Queira se Aproximar, com letra do compositor Frank Buia, do Z’África Brasil, e música de Lúcio e Rica Amabis.

Maia adicionou timbres de guitarra que remetem ao rock produzido nos anos de 1960, como pode ser conferido na música Despeça Seus Argumentos. Outro destaque do CD é a canção Alados, que conta com a participação especial do cantor Siba, ex-componente do grupo Mestre Ambrósio.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;