Política Titulo Semana Decisiva
Atila aguarda PSDB para definir futuro
Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
08/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC:


De malas prontas para o PSB, o deputado estadual e pré-candidato ao Paço de Mauá Atila Jacomussi (PCdoB) espera o PSDB definir se o ex-prefeito de Ribeirão Pires Clóvis Volpi será mesmo o candidato da legenda para, então, esclarecer seu futuro político. O parlamentar tem convite praticamente aceito na sigla socialista, mas vê com bons olhos a possibilidade de disputar o pleito de outubro pelo ninho tucano.

Atila aguarda o Palácio dos Bandeirantes traçar a estratégia eleitoral para o Grande ABC, o que deverá ocorrer ainda nesta semana. Se o tucanato optar por apostar no nome de Volpi, que tem decepcionado em pesquisas internas, o ainda comunista fecha com o PSB. Caso contrário, alinha filiação no partido do governador Geraldo Alckmin. “Essa é uma questão (ida para o PSB) que ainda será analisada pelo meu grupo. Assim como o PSB, tenho convites de outros partidos e tenho até o dia 18 (quando se encerra o prazo para que parlamentares troquem de partido com vistas à eleição municipal sem correrem o risco de perder o mandato) para decidir”, desconversou Atila.

No mês passado, o Diário mostrou que a cúpula do PSDB no Estado já se movimentava nos bastidores para se aproximar do deputado. O tucanato paulista não tem se agradado com o pífio desempenho de Volpi nas sondagens internas e vê em Atila a possibilidade de confronto direto com o PT de Mauá. As amarrações do PSDB para o pleito de outubro têm sido conduzidas em sintonia com o PSB. A tática é asfaltar uma futura candidatura de Alckmin à Presidência da República em 2018.

Atila evitou comentar sobre a possibilidade de ingressar no PSB esvaziado, já que todos os parlamentares estão indo para o PTdoB. “Só posso analisar isso quando e se eu sair do PCdoB”, ponderou o parlamentar. A saída dos socialistas do partido indica que Atila poderá contar com apoio do PSB mesmo se entrar no PSDB. O deputado, inclusive, pode segurar adesão do PCdoB. Em recente entrevista ao Diário, o deputado federal e presidente estadual do partido, Orlando Silva, sentenciou: “Com o PT de Mauá não há volta”.

Sem estrutura, PSDC altera apoio

Sem espaço no governo do prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), o vereador Professor Betinho (PSDC) decidiu anunciar apoio ao deputado estadual Atila Jacomussi (PCdoB) para a eleição de outubro.

O parlamentar declarou ontem à noite a posição do partido no pleito majoritário, negou que o apoio do PSDC estava condicionado a cargos, mas citou que a legenda não se interessou pela oferta do governo. “Ofereceram o posto de secretário de Administração (e Modernização), mas não queremos cargos, queremos contribuir com os projetos do PSDC no governo”, justificou.

Para apoio em outubro, o PSDC estava rachado. Parte da legenda queria apoiar a reeleição de Donisete, mas o parlamentar decidiu descartar adesão ao governo. Recentemente, Betinho se reuniu com a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB), porém alegou que o apoio não avançou por não ter “segurança jurídica” acerca da candidatura da parlamentar – ela assegura que tem condições legais para disputar o pleito.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;