Internacional Titulo
Ultimato dos EUA faz Rússia adiar ratificação de tratado
Da AFP
18/03/2003 | 07:55
Compartilhar notícia


A Duma (câmara baixa do parlamento russo) decidiu nesta terça-feira adiar o exame da ratificação do tratado russo-americano de desarmamento estratégico. A consulta estava prevista inicialmente para sexta-feira, mas foi adiada "devido à mudança da situação política", informou a Duma, referindo-se a uma guerra iminente no Iraque.

A decisão foi anunciada pelo vice-presidente da Casa, Gueorgui Boos, depois de uma reunião do conselho da câmara baixa. Sua motivação foi exposta por Serguei Shishkarev, vice-presidente da Comissão das Relações Exteriores. "No dia 14 de março, a comissão recomendou ratificar o tratado no dia 21 de março", explicou, como já havia feito no início de março no Senado americano. "Mas depois da declaração de ontem (segunda-feira) do presidente dos Estados Unidos (dando um ultimato ao Iraque) e devido às condições de uma forte pressão sobre a comunidade internacional por parte dos Estados Unidos, nós consideramos oportuno adiar a ratificação do tratado", acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;