Setecidades Titulo Carnaval 2012
Tradição move Vila Nogueira na avenida
Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
26/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Fernando Nonato/DGABC


Escola mais tradicional do Carnaval de Diadema, a Unidos de Vila Nogueira escolheu as quatro estações do ano para levar de volta a agremiação ao caminho das vitórias. Desde que retomou as atividades, em 1998, foram quatro títulos: do Grupo 2 em 1998 e o tricampeonato de 1999 a 2001. A fórmula do sucesso é uma só, a união.

O esquema de trabalho é todo feito entre os moradores, na casa do presidente, Edison Leite Aguiar. "O sacrifício é esse, cada um traz um pedaço. O pessoal passa aqui e joga alguma coisa, traz comida", disse a primeira-dama Maria Aparecida Aguiar, 54 anos.

Todos acreditam que alcançar novamente o título trará o apoio maciço de 14 anos atrás, quando os ensaios lotavam. Mesmo assim, a participação dos moradores ainda é grande.

Após a liberação da verba por parte da Prefeitura, a ordem é correr contra o tempo. Cerca de 30% dos preparativos estão prontos. E a comunidade se divide. Quem está de férias trabalha até 12 horas por dia. O resto vai ajudando como pode.

"Quem nunca sonhou em sair em uma escola de samba? Todo mundo aqui faz tudo, tem 1.001 utilidades", completou Maria. Sua família mesmo deu exemplo de dedicação em 2007, quando sua mãe, mesmo mal de saúde e com uma perna amputada, fez questão de representar a vila.

"O bom da nossa escola é isso, envolve as famílias", disse, enquanto pedia a um vizinho para guardar fantasias prontas. Todos opinam sobre enredo, alegorias, adereços e estilo. "Todo mundo colabora como pode, seja até mesmo guardando o material", enfatizou.

A recompensa virá no dia 19 de fevereiro, quando os 300 componentes ganharão as fantasias. Por estar próxima do local dos desfiles, a Vila Nogueira costuma contar com grande torcida. Também estão sendo preparados quatro carros alegóricos. Tudo sob o mais ferrenho segredo. "Vai ter novidade para levantar a arquibancada, só posso dizer isso", concluiu Maria.

Agremiação conta com torcida até em Itaquera

O casamento do filho do presidente fez a torcida da Vila Nogueira ultrapassar os limites de Diadema e chegar até a Capital. Irmã da nora de Maria Aparecida Aguiar, a pequena Sarah Moreno, 10 anos, faz propaganda e garantiu legião de fãs da agremiação em Itaquera, onde mora.

"Falo lá em São Paulo sobre a escola. Todo mundo em Itaquera já conhece a Vila Nogueira e quer ver de perto o desfile", apontou.

Fã de Carnaval, a pequena faz questão de ajudar em todos os preparativos, mas ainda não sabe se irá desfilar. Restará saber se a timidez vencerá a pressão. "Minha irmã faz questão de ir para a avenida, mas quero só assistir mesmo", garantiu.

A presença dos novatos agrada Maria. Entre as trabalhadoras do ‘barracão caseiro', há diversas adolescentes. Para ela, essa oportunidade poderia ser vista com melhores olhos pelos governantes. "Ainda existe a imagem de que quem mexe com isso é desocupado, mas Carnaval é cultura. Todos os enredos são pesquisados. Tem uma garotada com potencial e talento e isso poderia ser bom para eles", disse.

Maria destaca o fato de a Vila Nogueira ser ponto de encontro das famílias. "Isso é um lado positivo que poderia atrair investidores."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;